15/02/2017 :: Programa Team Building - Construindo times nas organizações

Artigos

Categorias:

2017-02-15

Programa Team Building - Construindo times nas organizações

Ao invés de dar lugar a ressentimentos, desuniões e rupturas, podemos dar lugar a reparações, ligações afetivas e reconstruções, evitando assim, o empobrecimento das relações no trabalho, que podem levar a um absoluto estranhamento, desprezo e indiferença entre os colegas. 

Busca de novas soluções em equipe

Abrir espaço para discussão, debates, revisões e mudanças, pode ser um caminho em busca de novas soluções. Percebe-se que as relações interpessoais nas organizações também esbarram nas questões práticas, como desenvolver diálogo visando tomadas de decisões, promover o pensamento coletivo e compartilhado, desenvolver a equipe buscando alta performance e clareza de papéis e expectativas.

É necessária uma conscientização maior com aspectos relacionados ao respeito, cumprimento rotineiro dos procedimentos e normas pré-estabelecidas. É uma busca contínua da espontaneidade e de hábitos saudáveis.

 

O que dizem os especialistas?

Para Quick (1995) os membros de uma equipe têm como prioridade a consecução das metas do time, dão apoio uns aos outros, colaboram livremente, se comunicam abertamente e com clareza entre si.

É um programa de crescimento e desenvolvimento humano, que vem facilitar a comunicação entre as pessoas e fortalecer as relações interpessoais, abrindo um continente fértil para a conquista da confiança, cooperação e a busca de soluções para os problemas diários dentro e fora das organizações. Forma nas pessoas um espaço para o desenvolvimento da criatividade, do espírito de iniciativa, da curiosidade, espontaneidade, cumplicidade e do envolvimento. Sentimentos indispensáveis a automotivação e crença positiva no resgate das relações da equipe.

Para Wellins, Byham & Wilson “Não se trata de um problema de motivação. O fato é que as pessoas não sabem, automaticamente, como resolver problemas em grupo, chegar a decisões consensuais ou fazer apresentações, ao vivo, de suas ideias. Até que suas habilidades, nesses aspectos, se desenvolvam, ao ponto de se sentirem confortáveis, elas irão evitar a realização dessas tarefas a qualquer custo.”

 

O Programa Team Building na sua organização

Se você está percebendo situações na sua organização, onde esse programa possa contribuir com o desenvolvimento de times, faça contato e agende uma entrevista para conhecer mais sobre Team Building.

Voltar