12/08/2020 :: Você está feliz com sua carreira?

Novidades

Categorias:

2020-08-12

Você está feliz com sua carreira?

Segundo o dicionário Aurélio plenitude é o “estado do que se acha completo, inteiro e cheio”. Já a felicidade é o “estado da pessoa feliz”. Sendo assim uma pessoa feliz e plena é aquela que se sente completa e inteira. Ao trazer esses conceitos para a vida profissional, eu te pergunto: você está feliz e pleno com suas escolhas?  

É claro que não dá para ter uma resposta às questões acima, tendo como base apenas os conceitos do dicionário. É preciso considerarmos as complexidades de cada ser humano e, principalmente, o fato de que não há como passar por essa vida sem lidarmos com as prováveis frustrações do caminho.

Entretanto, embora a frustração não possa ser evitada, pode, pelo menos, ser minimizada. Para isso é fundamental termos cuidado com as nossas expectativas. Afinal, quanto mais elas são depositadas em fatores externos ou em mãos alheias, maiores serão as chances de prováveis decepções. Se você não quer ser pego de surpresa, assuma o controle da direção de sua vida e carreira. Assim terá mais condições de criar expectativas que não fiquem só no papel e, com isso, conquistar, de forma mais tranquila, a plenitude e a felicidade citadas no início deste artigo.

Mas, atenção aos obstáculos que provavelmente podem aparecer. Eles surgem nos momentos em que menos esperamos: seja através de uma demissão inesperada, daquela reestruturação repentina na empresa ou então por meio de mudanças abruptas provocadas por fatores externos como essas que estamos vivendo em decorrência da pandemia. A boa notícia é que as dificuldades existem para serem ultrapassadas. É nessas horas que o profissional precisa ter foco, tranquilidade e perspicácia para criar estratégias e saber como vencê-las.

Lembre-se, porém, que quando você traça um percurso é preciso estabelecer uma linha cronológica, que lhe permita enxergar, com clareza, em qual trecho da caminhada você estará em cada momento de sua vida. À medida em que o caminho é traçado, é possível, também, rever o plano e buscar novas rotas que o levem ao mesmo objetivo final, principalmente quando uma curva sinuosa e inesperada surge no caminho.

A partir do momento em que você alcançar um vasto repertório de conhecimento, desenvolver um perfil mais inovador, adotar uma postura atenta às suas expertises e ser protagonista de sua carreira, certamente estará mais maduro. Talvez seja neste instante em que poderá se considerar pleno e feliz.

Hoje, com minha maturidade, posso dizer que, obviamente, me deparei com incertezas e desafios. Mas, como tenho um perfil empreendedor, nunca desisti de ser idealizadora e executora dos meus sonhos.

Se você sente que as frustrações são maiores que as certezas, a conversa com um mentor de carreira pode ser, sem dúvida, uma boa saída. Neste acompanhamento você vai conhecer seu perfil profissional, terá alguns insights que irão levá-lo a experimentar novas estratégias e, quem sabe, enxergar uma luz neste vasto universo de possibilidades que é a vida. Ela é rica demais para perdermos tempo com aquilo que não nos deixa felizes e plenos.

Voltar