24/09/2019 :: O tempo não é seu inimigo, mas sim um grande aliado

Novidades

Categorias:

2019-09-24

O tempo não é seu inimigo, mas sim um grande aliado

“Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial...Industrializou a esperança fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para adiante vai ser diferente...”

Escolhi este trecho do célebre poema de Carlos Drummond de Andrade para abrir este artigo pois, sem dúvida, ele diz muito sobre o papel que o tempo ocupa em nossa sociedade. É partir dele que moldamos nossos planos, estruturamos ações e metas. O tempo, embora imaterial, é a resposta mais concreta para minimizar [ou acentuar] as diversas aflições que carregamos ao longo da vida. É o melhor investimento para a consolidação de projetos e a certeza que muitas vezes precisamos para darmos passos consistentes.

Eu, particularmente, tenho uma visão otimista acerca do tempo. Não o considero, como já disse no título, um inimigo implacável, sempre disposto a nos cobrar. Muito pelo contrário: nós somos sujeitos ativos, construtores e transformadores do nosso próprio espaço. Isso significa que a realização ou não das ‘missões’ às quais você se prontifica, dependem única e exclusivamente do tempo dedicado a cada uma delas.

Apenas você [e mais ninguém] é responsável por tomar as rédeas do seu tempo. Diante disso, se sente que os anos estão passando e nada ou pouco acontece e se está cansado de esperar por oportunidades que parecem nunca surgir, quem sabe não está na hora de você assumir o controle de sua vida?

A velocidade com que os anos passam é a mesma para qualquer pessoa. Logo, todos nós, sem exceção, temos totais condições de construirmos nossa estrada da maneira como queremos. A escolha para onde você quer ir, se em direção à uma praia paradisíaca, de águas cristalinas e belas, ou para um deserto inóspito, é sua, inteiramente sua.

E é nesse ponto que quero enfatizar o tempo como aliado nesse percurso. Utilize-o como mecanismo principal de cada passo da sua caminhada. Planeje como e em que momento você estará em cada trecho. Calcule, inclusive, os reveses do trajeto. Assim, quando algo der errado, você não se sentirá frustrado, com a sensação indigesta de paralisia.

Quando você se apropria do tempo e constrói cada meta dentro do planejado, as chances de chegar nos lugares que almeja, antes mesmo do prazo estabelecido, tornam-se bem maiores e incrivelmente saborosas.

Por isso, reforço mais uma vez a dica: não deixe o tempo, [esse senhor robusto que rege nossas vidas], ser seu algoz. Ele é a solução que dinamiza nossa passagem por esta terra e nos leva aos lugares mais maravilhosos que já desejamos.

Voltar