29/07/2020 :: O poder motivacional da inspiração

Novidades

Categorias:

2020-07-29

O poder motivacional da inspiração

Todos nós, em algum momento da nossa caminhada, nos inspiramos em pessoas, líderes, em um professor com capacidade surpreendente de oratória, na cantora de notas impecáveis, no jogador de futebol multipremiado...enfim. A inspiração é uma das dádivas mais ricas do relacionamento humano. Ela nos permite evoluir, ressignificar e reconstruir nossos próprios modelos a partir do contato com outros cases de sucesso.

Desde que conclui o ensino superior eu sempre quis ser executiva, ou seja, uma profissional com responsabilidades capazes de resolver necessidades humanas. No início da minha carreira fui professora voluntária em uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Timóteo, interior de Minas Gerais. Na época o meu olhar estava, justamente, voltado para os executivos que construíram este nobre projeto. Eles eram a minha inspiração.

Os modelos que tive como referência não pararam. Outras executivas que conheci, seja nos congressos dos quais participei ou nas empresas onde estive, também foram fonte de inspiração. Ao olhá-las, sempre pensava: “se ela chegou onde queria, eu também posso chegar, por que não?”.

A conquista do sexo feminino na sociedade e como nós demarcamos nossos espaços, ao longo dos tempos, são, inclusive, assuntos que muito me interessam. Gosto, também, de ler reportagens/artigos sobre grandes mulheres que chegaram ao topo da organização. Admiro esses exemplos e acredito que são inspiradores.

Mas não pense que as pessoas inspiradoras são modelos de absoluto êxito. As dificuldades, inegavelmente, fazem parte da vida de qualquer ser humano e podem trazer mais aprendizados e maturidade quando comparadas a um caminho feito apenas de sucesso. É também mais gostoso chegar no fim deste mesmo caminho, sabendo que você se desviou com maestria de inúmeras pedras e barreiras.

Por fim, uma dica: ao buscar exemplos nos quais você possa se inspirar, identifique quais atrativos eles têm e que chamam sua atenção. Conheça suas histórias e não se esqueça de saber como esses exemplos inspiradores resolveram, superaram obstáculos e de que maneira atingiram seus objetivos.

Crie conexões, construa pontes sólidas e esteja ao lado daqueles que, sem sombra de dúvida, irão agregar em sua trajetória. Quando encontramos motivos para nos inspirarmos, é sinal de que temos propósito e, principalmente, sede em alcançá-los.

Voltar