15/07/2020 :: Mentoria: processo necessário para o amadurecimento

Novidades

Categorias:

2020-07-15

Mentoria: processo necessário para o amadurecimento

Um termo relativamente novo vem crescendo no Brasil nos últimos anos: mentoria. Para se ter uma noção da oferta desses profissionais no mercado, basta inserir o vocábulo ‘mentores’ no campo de buscas do Linkedin que você encontrará mais de 10 mil resultados, tanto de escolas [de mentores] quanto de pessoas que se classificam como tal. Por isso acredito ser mais que oportuno conversar com vocês um pouco sobre esse conceito e explicar sua aplicabilidade.

Em primeiro lugar, quero distinguir a mentoria do coaching. Embora os termos estejam atrelados ao universo empresarial, eles possuem diferenças bem acentuadas e pontuais.

O coaching é focado no desenvolvimento do cliente de modo que ele consiga potencializar suas competências e com isso realizar metas. Essas competências são descobertas por meio da aplicação de um teste que irá detectar, inclusive, quais ele não vem usando ou desconhece. Isso significa que este processo é amplo e pode englobar diversas áreas, entre elas a emocional, financeira e executiva.

A mentoria, por sua vez, acontece quando o mentor possui maturidade em um tema específico a ponto de aconselhar/ compartilhar experiências e situações, dar referências ao mentorado de modo que este ganhe subsídios para tomar decisões importantes. Esse processo traz mais autonomia e aprendizados para o cliente.

A relação entre mentor e mentorado tende a ser mais informal pois ambos mantem conversas estratégicas para que o segundo alcance maturidade em determinado aspecto de sua carreira. Em outras palavras: o mentorado receberá conselhos de um mentor experiente para chegar a um patamar mais elevado na trajetória profissional e até mesmo na própria vida.

Vou dar um exemplo para tornar o assunto ainda mais didático. Recentemente atendi um profissional que está disponível para o mercado e que inclusive já foi dono do próprio negócio. Ele não sabe quais caminhos tomar neste momento de pandemia. Ao ouvi-lo, propus uma mentoria de carreira. Como já fiz transição na minha [carreira], consigo, como mentora, compartilhar as experiências que vivenciei, somadas às experiências de outros clientes, que também já passaram por mudanças na vida profissional. Por meio desse vasto repertório, ele poderá se inspirar nos cases que serão apresentados e buscar a própria reorganização.

Nesse processo farei a avaliação do perfil deste possível cliente, levantarei seus talentos, além de revisar sua história profissional para compreender o que ele gostou de fazer e quais suas principais realizações. A partir dessa investigação a expectativa é que eu consiga resgatar alguns retalhos de todas as experiências que o mentorado vivenciou para que ele possa construir uma nova rota.

De forma simplória posso dizer que o mentor, basicamente, cede todo o seu conhecimento em uma determinada área para orientar o mentorado. Muitas vezes esse processo acaba sendo ininterrupto, afinal volta e meia nos deparamos com novos desafios que nos levam a buscar o aconselhamento de alguém mais experiente.

O recado que quero deixar hoje para você que ainda não conhece esse serviço, mas sentiu vontade de buscá-lo a partir dessa leitura é o seguinte: não tenha medo de solicitar apoio. A mentoria é necessária para norteá-lo em vários aspectos de sua vida. Pense sempre que não há nada melhor do que colhermos experiências e adubarmos nossas sementes em solo fértil, principalmente quando contamos com o apoio de quem já plantou centenas de árvores frondosas na caminhada.

Voltar