13/08/2019 :: Esteja ao lado de quem te faz crescer

Novidades

Categorias:

2019-08-13

Esteja ao lado de quem te faz crescer

“Diga-me com quem tu andas, que te direi quem és”. A frase, muito popular, talvez seja o exemplo mais claro do quanto as parcerias que construímos, sejam elas pessoais ou profissionais, podem moldar determinados aspectos de nossa personalidade. E a premissa, tem lá sua razão, afinal quem não se sente motivado quando tem alguém inspirador a seu redor?

E esses exemplos, felizmente, não faltam. No decorrer da vida, nossos caminhos se cruzam com pessoas incrivelmente espetaculares: com uma professora sábia, um colega de faculdade esforçado, um líder articulado, um marido/esposa flexível... E as características de todas essas pessoas podem ser extremamente úteis em nosso crescimento. Por isso, é importantíssimo ter o olhar atento para o que os outros fazem de bom e [principalmente] como eles fazem.

Isso significa que você irá usá-los como referência, exemplo de inspiração e força na busca de seus objetivos. Desse modo, sempre que os imprevistos surgirem, será mais fácil prosseguir justamente pela capacidade de estímulo que essas pessoas lhe oferecem.

Outro motivo fundamental para você se cercar de pessoas que contribuem para o seu crescimento é o fato delas serem, de forma geral, destemidas, otimistas e multidisciplinares. Isso sem falar que não tomam decisões baseadas apenas no senso comum. Elas podem até ouvir o lado intuitivo, [o famoso feeling], mas sempre vão priorizar uma postura mais analítica.

Por outro lado, relações tóxicas podem, inconscientemente, paralisá-lo. Sempre que você estiver diante de um novo e desafiador projeto, seu companheiro, colega ou parceiro com comportamentos negativos tende a retraí-lo com pensamentos/convicções retrógradas. Pessoas com esse perfil, costumam soltar frases muito parecidas, repletas de crenças limitantes, com a simples desculpa de que estão apenas sendo sinceras: “Isso não vai dar certo.” “Eu já tentei e não consegui. É óbvio que você também não terá sucesso.” “Para que tentar? É melhor você desistir.”

Se você não perceber, a tempo, que esse tipo de companhia pode ser um entrave para seus avanços, aos poucos começará a abrir mão dos sonhos que te movem, simplesmente por se deixar contaminar. Quando constatar que o outro está atravancando seus caminhos, talvez seja tarde demais. Os anos terão se passado, os planos de sua carreira não terão se concretizado e você estará apenas sobrevivendo, mas sem sequer ter se permitido sonhar.

De qual lado você prefere ficar: navegar com aqueles que, mesmo na tempestade, não sucumbem ou naufragar junto aos que desistem diante da primeira onda forte? A escolha é sempre sua.

Voltar