09/09/2019 :: Desistir para recomeçar

Novidades

Categorias:

2019-09-09

Desistir para recomeçar

A palavra desistir significa deixar de prosseguir com uma ideia ou projeto. Por isso, pode gerar o sentimento de fracasso e disrupção. Na verdade, ninguém gosta de abrir mão dos sonhos, tampouco deixar os planos de lado. A sensação de parar é incômoda e amarga.

Mas neste artigo quero tratar a desistência sob outra perspectiva: a do recomeço. Quem de nós nunca precisou dar alguns passos para trás, refletir e dar uma nova direção para a vida? Quem nunca teve que abandonar um projeto ou então mudar repentinamente os planos sólidos de uma carreira de sucesso ao se deparar com oportunidades irrecusáveis?

Todos esses exemplos mostram diferentes tipos de desistência ao mesmo tempo em que apontam para uma nova possibilidade: um recomeço. E recomeçar é uma das maiores dádivas. É a certeza de que estamos vivos, produtivos e atuantes.

Em todos os momentos da minha vida pessoal ou profissional, nos quais tive que mudar de cidade com a família em busca de novas oportunidades, fazer um curso em outra cidade, desenvolver um novo projeto, [onde quase sempre precisei abrir mão de alguma coisa], nunca cruzei os braços. Sequer fui tomada pelo descontentamento. Sempre preferi acreditar que um caminho se encerra para que outro apareça com novas perspectivas. E pensar dessa forma nos enche de expectativas, força e coragem para que possamos seguir adiante sem nos prendermos àquilo que passou e que por motivos diversos precisou ser encerrado e deixado para trás.

Sendo assim, a melhor estratégia para encarar os momentos no qual desistir é a opção mais assertiva, se resume a uma palavra: aceitação. Aceite, com naturalidade e resiliência, o fechamento dos diversos ciclos de sua vida, mas aproveite essas ocasiões para usar sua maturidade e ir em busca de novos planos. Que tal analisar propostas que estão ‘guardadinhas’ na sua gaveta, mas que hoje podem ser atrativas? Já pensou em estreitar parcerias capazes de otimizar seus talentos e competências?

Os momentos de encerramento de ciclos podem ser extremamente favoráveis, pois eles possibilitam a pausa necessária para que nos encontremos com nós mesmos.  E a autorreflexão, sem dúvida, é o primeiro, e talvez mais importante, passo para a mudança.

Encerro este artigo justamente com o título que a ele propus: desistir às vezes pode ser necessário para recomeçar.

Voltar