28/10/2020 :: Como ainda podemos manter a alta performance dos times?

Novidades

Categorias:

2020-10-28

Como ainda podemos manter a alta performance dos times?

Em alguns dos meus artigos e posts, já trouxe reflexões sobre a importância da contribuição de cada um para a formação do time de alta performance;

Hoje quero trazer mais uma reflexão sobre o tema, só que, para começar, farei a clássica alusão ao futebol. Em qualquer clube ou agremiação, o atacante quase sempre é o mais habilidoso nos dribles e na velocidade, rumo à trave do adversário. Mas sua performance se torna ineficaz se ele não tiver, por exemplo, colegas que possam fazer a defesa em caso de contra-ataque. Quando nem todos os jogadores têm o melhor desempenho em suas posições, as chances de insucesso aumentam.

No caso do exemplo que utilizei acima, o esforço do atacante será anulado pela fragilidade de alguns membros da equipe, que certamente contribuirá para o time oponente fazer gols com mais facilidade.

Como trazer essa lógica para o universo empresarial e manter a alta performance dos times no contexto atual?

Trabalhar equipes neste 2020, com cada membro em sua casa, tornou-se, sem dúvida, uma questão mais complexa do que a nossa mente poderia um dia imaginar, mas não impossível. Existem, inclusive, ferramentas que viabilizam a interação, mesmo em um ambiente remoto. Elas podem avaliar, entre outros fatores, a produtividade e a positividade do grupo.

No primeiro requisito são analisados, por exemplo, se todos têm conhecimento das estratégias bem como das responsabilidades de seus papeis; e se os recursos são suficientes para as eventuais tomadas de decisão. Já no segundo critério faz-se uma análise do respeito/capacidade de confiança dos colaboradores, da comunicação, e se o time age de maneira construtiva diante das adversidades. Todos esses dados são tabulados e apresentados para fornecer um diagnóstico preciso de como os membros estão se relacionando internamente. O resultado é sempre bastante preciso, um norte para que o gestor saiba quais pontos precisam ser potencializados.

Ambos os critérios são importantes. Mas, acredito que o ‘x’ da questão nos dias atuais está justamente na positividade. Ela fomenta a relação de confiança e estabelece uma comunicação uníssona, de modo que todos se sintam alinhados no mesmo propósito e seguros, principalmente quando tudo parece ser tão incerto e instável.

Além disso, também é fundamental que as pessoas criem espaço para o imperfeito, para a vulnerabilidade. É chegada a hora de minimizar o medo de arriscar. Se por acaso o erro acontecer, o melhor a fazer é consertá-lo. Sempre há uma solução, um novo formato, uma nova rota.  

A alta performance neste 2020 reside, justamente, na humildade em reconhecermos que somos falhos, frágeis e vulneráveis, mas que apesar das incertezas pretendemos continuar de mãos dadas, dispostos a atravessar toda e qualquer instabilidade JUNTOS.

Voltar