29/01/2020 :: 1+1+1+1+1+1: a força de uma equipe plural

Novidades

Categorias:

2020-01-29

1+1+1+1+1+1: a força de uma equipe plural

Começo o artigo de hoje com a seguinte reflexão: imagine que uma criança precisa colorir um desenho no dever de casa e, ao fazer a tarefa, se depara com uma caixa de lápis todos verdes. O exercício será possível? Provavelmente sim. Porém, acredito que o resultado final seria muito mais bonito se ela tivesse diversidade de cores. A tela ficaria mais viva com tonalidades diferentes.

Assim é a nossa vida. Precisamos conviver com ‘cores diferentes’ e entender que todos nós, com nossas idiossincrasias, constituímos pequenas peças que, ao serem agrupadas, formam mosaicos vivos e instigantes. O mesmo se aplica às equipes: quanto mais diversos forem os membros de um time, maiores serão os potenciais do grupo, afinal espera-se que as expertises individuais, quando somadas, tragam uma força ao coletivo. Daí resulta a importância da pluralidade.

A diversidade de um time permite, inclusive, que todos aprendam. O executor, pode, por exemplo, se tonar mais criativo ao conviver com o profissional de ‘mente brilhante’. Aquele que tem boas ideias, por sua vez, mas não sabe como colocá-las em prática, terá condições de desenvolver essa habilidade a partir da troca com o colega estratégico. Essa é, para mim, a maior recompensa de conviver com pessoas de marcas diferentes: nunca continuaremos os mesmos.

Outro benefício de estar inserido ou gerir uma equipe plural é o fato de que, dificilmente, ela acumulará insucessos. As vitórias podem até demorar a chegar, mas pelo fato do grupo reunir pessoas diferentes, os talentos múltiplos são sempre usados da melhor forma, conforme as necessidades de cada ocasião. Em alguns momentos, caberá ao time ser mais ousado e perspicaz; em outros mais analítico. As vezes será preciso resiliência, outrora doses extremas de disciplina.

Para saber como agir em cada situação, é fundamental que o gestor tenha hipersensibilidade e conheça seus colaboradores. Desse modo, ele saberá quais devem assumir a linha de frente das ações e a quais profissionais deve recorrer em cada situação.

Você, gestor, tem priorizado a formação de uma equipe plural?

Voltar