15/10/2007 :: Sonhos, Curvas e Inovação

Artigos

Categorias:

2007-10-15

Sonhos, Curvas e Inovação

Oscar Niemeyer surpreendeu a arquitetura de sua época, pela sua ousadia em desenhar formas diferentes do que se via naquele tempo. O seu maior sucesso foi as formas inovadoras em curvas. Em suas próprias palavras ele dizia: “... ângulo reto, formas frias e técnicas não me entusiasmavam. Era apaixonado pelas formas novas, superfície curva”.

Isso também deve se aplicar a um administrador. Ele deve ter ousadia e procurar sempre um caminho inovador; embora, muitas vezes preferimos utilizar o que já deu certo antes, que também ajuda a garantir o sucesso.

Niemeyer criou uma nova vertente da arquitetura, fato de importância incalculável. O administrador tem esse mesmo objetivo quando assume uma empresa que precisa ser inovada, ser restaurada e atualizada. Esse gestor deve colocar a empresa em uma nova vertente, em novas dimensões e espaço no mercado.

Tanto a arquitetura de Niemeyer quanto a administração de qualquer empresa tem o objetivo de criar novas formas; criar aspectos novos e inesperados, e não ser pretendida com formas frias e somente técnicas.

Não se pode esquecer o lado humano da coisa. Para se realizar tudo isso com sucesso deve-se ceder lugar aos sentimentos, não tratar tudo como mera automatização. Niemeyer sempre interessou pelos pobres, e sempre cultivou amor pelos seus amigos e sua família. Ou seja, o administrador tem que tratar seus funcionários, de qualquer cargo, da mesma forma, com “amor”. Claro que não é o mesmo sentimento de amor que ele tem com seus amigos e sua família, até mesmo por que isso é impossível, mas para se alcançar o sucesso você tem que estar bem com o ambiente em que está desenvolvendo seu trabalho. Se não houver uma identificação, pode ter certeza que o sucesso vai ficar em uma posição muito distante de ser alcançada. Sendo assim, a interação que o administrador desenvolverá com seus funcionários deverá ser proporcional ao amor que ele sente pelos seus amigos e família.

E a parte sugestiva da exposição de Niemyer é a capacidade que se tem de sonhar, que jamais pode ser deixada de lado. Um administrador e um arquiteto sempre estão sonhando; além disso, o importante é a realização e a prática destes sonhos.

*Aluno do 1º período de Marketing

Voltar