21/02/2008 :: MULHER - Do óleo de cozinha ao óleo do carro. Elas sabem tudo?!

Artigos

Categorias:

2008-02-21

MULHER - Do óleo de cozinha ao óleo do carro. Elas sabem tudo?!

Elas encaram a vida de frente. Estão trabalhando muito, em casa e fora dela. Busco no universo feminino a explicação para diversos assuntos e encontro opiniões, sentimentos, decisões tomadas com a razão e/ou com o coração. Encontro mulheres que fazem facilmente a grande viagem de 30 cm. Também me deparo com medo, incoerência, corações endurecidos e ideais eternamente sonhados. As mulheres não descansam, dormem com um olho aberto, fazem diversas coisas ao mesmo tempo e esperam ser reconhecidas por suas bondades acima de tudo.

O escritor português José Saramago, em seu "Ensaio sobre a Cegueira" (leiam o livro e assistam ao filme), permitiu que apenas uma mulher continuasse vendo enquanto todas as outras pessoas cegaram. O que ele quis nos mostrar? Através dos olhos dela, o mundo se descortinou entre as misérias das almas e das condições físicas, tanto do território quanto das pessoas. Lia Luft é mais suave. Aborda as relações de família, trabalho e amor feminino nos presenteando com incríveis emoções repletas de sabedoria despretensiosa. Ah Lia... eu me curvo a você. Escutei na GNT, no programa Happy Hour, na época em que era apresentado por Astrid Fontenelle, Eduardo Moscarzel, autor do filme Do Luto à Luta, documentário sobre a Síndrome de Down, dizer humildemente: "nós homens somos tão bons quanto as mulheres, mas todos carregamos a frustração de não poder gerar e amamentar os nossos filhos". Seria justo dizer que este homem tem alma de mulher?

Clara Rojas e Consuelo González são finalmente libertadas, para glória de Hugo Chávez. A primeira diz que sobreviveu pelo filho que lhe tiraram ainda bebê. Quem é mãe sabe o que ela sentiu. Consuelo implora pela continuidade das negociações junto aos guerrilheiros das FARC. Quer que libertem os 774 reféns que ainda estão em poder deles. Quem tem amigos sabe o que ela sentiu deixando-os para trás. Enquanto Naomi Campbell quer ver o mesmo Hugo Chávez sem camisa, a top gaúcha que a superou de longe ganha mais de um milhão para desfilar a grife catarinense Colcci para o mundo. Gisele Bündchen merece! É top também em conciliar beleza e caráter. E o que dizer da inteligência e resiliência de Hillary Clinton? Poderá ser eleita presidente da poderosa nação americana depois de superar a humilhação da traição conjugal tornada pública para o mundo. E por falar nele, o jornal britânico The Guardian elegeu a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, uma das "50 pessoas que podem salvar o planeta".

Leila Navarro me inspira, Oprah Winfrey me diverte e espero que Cristina Kirchner mostre a que veio, como presidente do país das sofridas "Madres de La Plaza de Mayo". Enquanto o universo dos palestrantes ainda é um mundo muito masculino, eu me arrisco a entrar nele para compartilhar meus conhecimentos, experiências e expectativas. Na internet é a mesma coisa, por enquanto os homens dominam. Basta conhecer Ana Erthal para apostar que isto está mudando. Aliás, mudanças não faltam. Marcela Harbs é a primeira mulher operadora de guindastes do Brasil e trabalha no Porto de Navegantes. Sabem como se chama um poderoso método de vendas? Aida. Um nome feminino. Coincidência ou inteligência direcionada ao inconsciente coletivo?

Sinto-me muito bem neste início de 2008 e lembro da frase da escritora paulista Márcia Silvino: "Tenho muitas coisas para agradecer a Deus, uma delas foi ter nascido mulher".

*www.proqualidade.com.br

Voltar