17/02/2009 :: Micro e pequenas empresas mineiras não pretendem demitir

Artigos

Categorias:

2009-02-17

Micro e pequenas empresas mineiras não pretendem demitir

Pesquisa do Sebrae/MG mostra que maioria dos empresários deve manter empregos em 2009.

Mesmo com a crise financeira mundial, empresários de micro e pequenas empresas (MPE) de Minas Gerais não pretendem diminuir o número de empregados. A previsão foi feita pelos entrevistados durante a pesquisa "MPE de Minas Gerais - Avaliação 2008 e Perspectiva 2009", realizada pelo Sebrae/MG, em novembro de 2008, com 469 empresários da indústria, comércio e serviços. A pesquisa aponta ainda otimismo com perspectivas de aumento do faturamento e de investimentos para 2009.

Segundo a pesquisa, as razões para esse comportamento estão relacionadas a diversos fatores, como por exemplo, atuação de empresas em segmentos de atividade que não foram afetados pela crise financeira internacional durante o período de realização da pesquisa, como é o caso de empresas que produzem bens básicos (alimentação e alguns itens de vestuário).

No setor industrial, apesar de 40,2% das empresas esperarem redução do emprego geral na economia em 2009, apenas 14,1% informaram que pretendem demitir. A pesquisa mostra que a própria estrutura das micro e pequenas empresas, que possuem quadros reduzidos de funcionários - em torno de 12 empregados - possa refletir neste resultado. Os entrevistados também alegaram cautela para não causar impactos na produtividade, na qualidade e no cumprimento dos prazos.

No setor de comércio e serviços o percentual de empresas que esperam aumentar o número de postos de trabalho (39,1%) é maior do que o percentual das que pretendem reduzir (11,5%). O faturamento deve seguir o mesmo ritmo da oferta de mão-de-obra, já que 62% das empresas da indústria e 57,4% de comércio e serviços prevêem aumento.

Os empresários também mostraram confiança na superação da crise. Em 2009, 71,4% das empresas de indústria e 70,6% de comércio e serviços pretendem realizar investimentos, aquisições de máquinas e equipamentos, principalmente de informática e telecomunicações. Os investimentos têm o objetivo de aumentar produção, melhorar a qualidade e reduzir custos.

Balanço de 2008

Em 2008 as MPE acompanharam o bom desempenho da economia nacional. Mais de 44% das empresas da indústria registraram aumento e apenas 6% delas apresentaram redução do lucro em relação a 2007. No setor de comércio e serviços, 50,6% das empresas não tiveram nem lucro nem prejuízo. A pesquisa revelou também que a taxa de juros e a carga tributária foram as principais dificuldades enfrentadas pelos empresários.

Em relação aos impactos causados pela crise financeira internacional, a maior parte dos empresários afirmou que as empresas foram pouco afetadas em relação à restrição de crédito, alta taxa de juros, aumento do dólar, redução da demanda, aumento no preço da matéria-prima e dos insumos.

www.sebrae.com.br // 12/02/2009

Voltar