10/09/2010 :: Melhorias na manutenção de Sistemas Integrados de Gestão em empresas certificadas

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2010-09-10

Melhorias na manutenção de Sistemas Integrados de Gestão em empresas certificadas

Introdução

No mundo globalizado, percebe se que ocorreram profundas transformações no fator da competitividade nas empresas. Antigamente, não havia muita concorrência, o mercado consumidor absorvia toda a produção das empresas, seja ela de bens ou serviços. As empresas eram muito desorganizadas e não se davam conta desse fato. As informações não eram do conhecimento de todos os setores, pois estes achavam que a cada um bastava o conhecimento referente a seus trabalhos. Com cada vez mais acesso às informações globais e com a interação dos conhecimentos e velocidade na informação, surgiram quesitos comuns às empresas, que garantem e ajudam na sua sobrevivência no mercado.

As empresas que competem por mercados globalizados buscam padrões para suas atividades nos seus diversos setores. No atual cenário mundial, após muitos anos voltados à qualidade total e à reengenharia de processos, elas seguem uma nova tendência: a utilização dos sistemas integrados de gestão (SIG). Nesse contexto, as práticas da gestão são capazes de buscar informações relacionadas a todos os setores, como o financeiro, controladoria, produção, materiais, etc, para enxergá-las como um só bloco, capaz de fornecer informações confiáveis e em tempo real a fim de maximizar a tomada de decisões. As normas de gestão específicas, tais como International Standardization Organization (ISO) 9001, ISO 14000 e Occupational Health & Safety Advisory Services (OSHAS) 18001, definem, em resumo, que o SIG é a parte de um sistema de gestão da organização utilizado para desenvolver e implementar suas políticas e para gerenciar seus aspectos e impactos tanto positivos quanto negativos. Com a consciência nas empresas para se fazer mais com menos, muitas estão vendo na integração do sistema de gestão uma excelente oportunidade para a redução dos custos.

A utilização do SIG afeta a estrutura organizacional, a cultura e, sobretudo a estratégia da empresa, pois altera seus processos, faz uso de banco de dados consolidados e simplifica o fluxo de informação. As estruturas gerenciais passam a ficar mais flexíveis e democráticas.

A partir do sistema integrado, é possível unificar todos os componentes e processos de uma empresa em uma estrutura completa, possibilitando à organização trabalhar com todos os objetivos unificados; em outras palavras, com sinergia. Com um sistema interativo e em constante comunicação, a organização transforma-se num todo em que cada função é alinhada de acordo com um objetivo comum a todos os departamentos, que é melhorar a eficiência e o desempenho, afetando todos esses departamentos.

O SIG sugere o trabalho em equipe e, com base nessa idéia, o método para análise e solução de problemas (MASP) busca solucioná-los a partir de uma equipe multidisciplinar. Trata-se de um método de trabalho baseado no ciclo de melhoria contínua (Plan, Do, Check and Action - PDCA), em que os próprios profissionais das áreas da empresa devem analisar e propor as possíveis melhorias ao sistema ou o processo em questão. O MASP enfoca a causa-raiz do problema, solucionando-o com o mínimo esforço e pelo mínimo custo possível e evitando a sua reincidência.

Um sistema integrado com informações consolidadas e com a participação dos profissionais com base em uma metodologia para solucionar os problemas decorrentes do processo pode ser uma das formas para que as empresas possam atingir seus objetivos. Acompanhar as mudanças e se manter no mercado são o enfoque de todas as organizações.  

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