15/02/2011 :: Inovação e Gestão do Estado de Minas Gerais

Artigos

Categorias:

2011-02-15

Inovação e Gestão do Estado de Minas Gerais

Resumo

A implantação de técnicas inovadoras na gestão pública tem sido apontada como um dos requisitos necessários para a solução dos problemas e desafios advindos desta atual “Sociedade Multifocal” que se baseia na Informação, no Conhecimento, na Inteligência e na Criatividade. Com vistas nisso, este artigo tem o objetivo de identificar as práticas inovadoras da gestão pública mineira. Para que tal objetivo fosse alcançado este artigo fez uma breve contextualização histórica sobre a Reforma do Aparelho do Estado, depois trouxe à luz a temática “inovação no setor público”, e enfim relacionou o tema inovação com o Governo de Minas Gerais. Trata-se de um texto de cunho qualitativo e interpretativo. Após o levantamento teórico concluiu-se que a Gestão de Minas Gerais é inovadora. Com base em práticas inovadoras, Minas Gerais conseguiu efetivamente implantar suas estratégias, cuidadosamente planejadas, e alcançar os resultados esperados, por meio de uma gestão orientada para resultados, e se posicionando de maneira agressiva na busca pela eficiência e eficácia do seu programa de desenvolvimento econômico-social sustentável.

Palavras-chaves: Gestão Pública; Inovação; Governo de Minas Gerais

Introdução

Um dos principais desafios da administração pública tem sido se adaptar às novas tendências da sociedade, marcada por inúmeras transformações, mudanças de paradigmas, mudanças culturais, sócio-econômicas e de valores. O setor público precisa se readaptar ao novo meio, pois a sociedade exige um governo compatível com sua realidade. O modelo de administração tradicional, lento, burocrático, ineficiente, pouco responsivo e improdutivo, já não atende os interesses da sociedade; é necessário uma administração pública moderna e eficiente.

Com vista nisso, mudanças ocorreram no padrão das políticas públicas brasileira, sobretudo na esfera local de governo. Essas mudanças fazem parte de um processo de construção de novas formas de gestão pública baseadas em práticas inovadoras na prestação de serviços à sociedade.

A implantação de técnicas inovadoras na gestão pública tem sido apontada como um dos requisitos necessários para a solução dos problemas e desafios advindos desta atual “Sociedade Multifocal” que se baseia na Informação, no Conhecimento, na Inteligência e na Criatividade.

O Governo de Minas Gerais tem se destacado pela maneira inovadora de administrar. O Governo Mineiro tem se empenhado em promover a inovação na sua gestão com o objetivo de melhorar qualitativa e quantitativamente as práticas correntes, e por isso tem sido mencionado como referência nacional em gestão pública.

Mas, por que o Governo de Minas Gerais é considerado inovador? Partindo desta premissa este artigo procura identificar as práticas inovadoras da gestão pública mineira. Para isso, a segunda seção deste artigo irá fazer uma breve contextualização histórica sobre a Reforma do Aparelho do Estado, buscando entender o contexto no qual a inovação na administração pública se desenvolve; posteriormente irá trazer a luz a temática “inovação no setor público”, para, enfim, relacionar o tema inovação com o Governo de Minas Gerais.

Baixe o artigo completo, clique aqui.

Voltar