05/11/2008 :: Importância do processo administrativo para o pequeno e médio empresário

Artigos

Categorias:

2008-11-05

Importância do processo administrativo para o pequeno e médio empresário

O mercado tem exigido, principalmente do pequeno e médio  gestor, maior rapidez  nas tomadas de decisões. Para isso, é preciso que ele tenha bem definido seus objetivos organizacionais e saiba utilizar adequadamente seus recursos.

De acordo com o SEBRAE (pesquisa realizada no primeiro trimestre de 2004) a taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas na Região Sudeste, com até 2 anos de existência, foi de 48,9%, no ano de 2002 (htpp://www.sebrae.com.br/br/mpe_numeros). Os motivos foram:

  • falta de capital de giro;
  • impostos altos/tributos;
  • falta de clientes;
  • concorrência;
  • baixo lucro;
  • dificuldade financeira;
  • desinteresse na continuação do negócio;
  • inadimplência;
  • problemas familiares;
  • má localização da empresa.

Portanto, o processo administrativo existe para ajudar o gestor a administrar sua empresa, tornando-a sobrevivente e competitiva, obtendo vantagem sobre os concorrentes.

Esta vantagem competitiva é obtida através da gestão adotada pela empresa, que oferece um nível de preço que seja atrativo para os consumidores, produtos de alta qualidade, resposta rápida às solicitações do consumidor e criação de novos bens, serviços e processos.

Para que os gestores das pequenas e médias empresas sejam eficazes e eficientes é necessário que eles utilizem um processo de administração adequadamente executado, envolvendo uma ampla variedade de atividades que incluem as funções de planejar, organizar, liderar e controlar.

Entretanto,  apenas reconhecer e entender estas funções e vantagens não assegura o sucesso da empresa. Os administradores necessitam de uma gama de habilidades para implementá-las e executá-las. É necessário conhecimento específico que vai gerar entendimento, informação, prática e aptidão, resultando assim, em um ambiente de trabalho positivo.

Além disso, para se tornar um administrador de destaque, é necessário que sejam lideres ativos, que criem um ambiente de trabalho saudável, no qual a empresa e seu pessoal chave têm a oportunidade e o incentivo para atingir alto desempenho.

O administrador da pequena e média empresa ainda deve participar ativamente de todos os processos, se envolver nas decisões e atividades chaves, oferecendo recursos que os funcionários necessitam para completar suas tarefas com sucesso. Desta forma estará incentivando-os a atingir o alto desempenho.

Os incentivos podem ser parte do próprio processo de trabalho, como por exemplo um trabalho interessante e desafiador, ou um bom relacionamento com os colegas, ou pode ser também as recompensas que advêm em função do alto desempenho, como aumento de pagamentos, promoções e boas designações.

Voltar