27/07/2011 :: Formas de inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Artigos

Categorias:

2011-07-27

Formas de inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 610 milhões de pessoas apresentam algum tipo de deficiência, adquirida ou não, no planeta. Esse valor equivale a 10% da população mundial (CLEMENTE, 2004) apud (BAHIA,2006).

O mais alarmante é que, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 82% dessas pessoas, ou seja, algo em torno de 400 milhões, estão vivendo abaixo da linha da pobreza em países em desenvolvimento (ANDI, 2004) apud (BAHIA,2006).

No Brasil existe um número considerável de pessoa com deficiência, cerca de 14,5% da população total (Censo 2000), um valor bem expressivo. Quando se trata de inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, surge certa resistência por parte das organizações, pois exige a adaptação do espaço para recebê-los, conseqüentemente pede um bom investimento financeiro (BRUMER; PAVEI; MOCELIN, 2004).

Para possibilitar a entrada destes nas empresas o governo criou a Lei de Cotas (lei nº. 8.213 de 24 de julho de 1991) que exige das organizações, que possuem mais de 100 colaboradores, realizem a inclusão de uma porcentagem de deficientes em seu quadro. Mas muitas empresas encontram dificuldade em cumprir esta lei, devido a diversos fatores.

Desta forma o presente artigo tem como objetivo verificar: Quais práticas para a inclusão da pessoa portadora de deficiência no mercado de trabalho formal que as empresas podem realizar? Para buscar respostas para esta questão os objetivos específicos serão apresentar a Legislação que garante à pessoa com deficiência uma vaga no mercado de trabalho formal, em seguida apontar qual o perfil das pessoas com deficiência no Brasil e por meio de exemplos, apresentar práticas de inserção das pessoas com deficiência no mercador de trabalho formal.

Com a finalidade de alcançar a resposta desta questão que norteia o trabalho, a metodologia usada será um estudo bibliográfico, por meio do qual serão apresentadas ideias de vários autores.

Para analisar os dados apresentados, este artigo se divide em 05(cinco) partes distintas. A primeira é a introdução que destaca o tema, sua importância e seus objetivos. A segunda apresenta o referencial teórico traz conceitos que embasam este artigo, o que foi feito por meio de pesquisa bibliográfica. A terceira parte aborda a metodologia utilizada. Na quarta parte é feita a análise dos dados obtidos na pesquisa. E finalmente a quinta parte, a conclusão, onde são apresentados os resultados obtidos.

Baixe aqui o arquivo completo, clique aqui

Voltar