24/03/2010 :: Coaching executivo

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2010-03-24

Coaching executivo

Para iniciar uma discussão sobre o processo de coaching executivo é preciso considerar a idéia de que as empresas são entidades orgânicas; organismos vivos que evoluem, melhoram e se adaptam melhor ao meio ambiente. Organizações que têm a vantagem de aprender com os próprios erros; que criam sistemas e processos melhores para gerar mais eficiência e, acima de tudo, possuem maior adaptabilidade para participar deste mercado dinâmico e rápido nas mudanças que existe hoje.

De acordo com Senge (1990), as melhores organizações do futuro serão aquelas que descobrirão como despertar o empenho e a capacidade de aprender das pessoas em todos os níveis da organização. Portanto, Di Stéfano (2005) explica que, para o conceito de gestão de aprendizado não fique apenas na teoria, é necessário quebrar a ilusão de que isto só será possível, quando a empresa decidir adotá-lo como um todo. Porque, como a empresa é formada por pessoas, as organizações que aprendem, só se tornam realidade quando se constrói a cultura de pessoas que aprendem. O trabalho é individual, realizado a partir do modelo de gestão do líder para com seus liderados e o líder-coach proporciona este modelo de aprendizado e gera esta cultura, que vai se tornando um hábito no dia-a-dia.

Para o desenvolvimento do líder-coach, utiliza-se o coaching executivo, também chamado de coaching de liderança, que serve para auxiliar o profissional a aumentar habilidades para produzir melhores resultados na empresa e a modificar os comportamentos que reduzem seu verdadeiro resultado.

O coaching executivo guia também o coachee a ter alta performance tanto no desenvolvimento profissional individual, auxiliando-o a lidar com mudanças efetivamente, como no desenvolvimento sistêmico organizacional, focando em planejamento visionário, renovação do senso de missão de grupo e das mudanças que precisam ocorrer para o grupo se alinhar com a missão da empresa.

Uma organização hoje para ser competitiva, segundo Di Stéfano (2005), não pode se dar o luxo de não desenvolver líderes e o líder-coach é o estilo de liderança mais efetivo para que este processo aconteça, usando o tempo de forma mais econômica possível. Esse desenvolvimento não pode ser um processo demorado ou aleatório, pois se deve gerar o máximo de aprendizado no menor tempo possível, investindo seguramente na abordagem certa no momento certo.

Quer conhecer um pouco mais sobre este trabalho? Entre em contato e marque uma entrevista.

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