28/04/2009 :: Brasileiros empreendem mais

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2009-04-28

Brasileiros empreendem mais

Pesquisa GEM mostra crescimento do empreendedorismo no país

O Brasil é o terceiro mais empreendedor entre os países que fazem parte do G-20, atrás apenas da Argentina e do México. Ao todo são 14,6 milhões de brasileiros que desempenham alguma atividade empreendedora. A informação consta da edição 2008 da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgada hoje pelo Sebrae, que mede as taxas de empreendedorismo mundial. A pesquisa aponta ainda um aumento no número de jovens empreendedores no país e de pessoas que estão planejando mais para empreender.

A GEM mede as taxas de empreendedorismo mundiais (TEA), reunindo dados estatísticos de 43 países. A Argentina obteve a maior taxa entre todos os membros do G-20, 16,5%; em seguida, o México, com 13,1%; e o Brasil, em terceiro, com 12,02%.

O Brasil continua com uma TEA superior à média dos países observados pela pesquisa GEM, que foi de 10,48%. Ao analisar a média histórica do Brasil em relação à média dos demais países participantes da pesquisa, a TEA média brasileira de 2001 a 2008 é de 12,72%, contra uma média de apenas 7,25%. Isso reforça que o Brasil é um país de alta capacidade empreendedora e que, na média, entre 2001 e 2008, o brasileiro é 75,6% mais empreendedor que outros países.

A pesquisa revela também que 15% dos jovens entre 18 e 24 anos no Brasil empreendem, o equivalente a 3,82 milhões de pessoas. Para se ter uma idéia do crescimento, a taxa média de empreendedorismo jovem de 2001 a 2008 ficou em 11,9%. Do total de empreendedores brasileiros, 25% são jovens, o que coloca o país em terceiro lugar no ranking mundial, atrás apenas do Irã (29%) e da Jamaica (28%). Em contrapartida, o Brasil possui um dos menores índices de participação do adulto de meia idade (55-64 anos) no empreendedorismo (3%).

Outro dado importante é que pela primeira vez desde que o estudo é realizado no país, inverteu-se a proporção entre as pessoas que empreendem por necessidade e oportunidade. Para cada brasileiro que empreende por necessidade há dois que o fazem por oportunidade, o que mostra que pessoas estão abrindo seus negócios de forma mais responsável e planejada.

Desafios

Apesar dos resultados positivos, a GEM 2008 revela dados preocupantes. A inovação ainda está longe de se tornar uma realidade nas empresas brasileiras. Apenas 3,3% dos empreendedores ouvidos pela pesquisa acreditam que seus produtos podem trazer alguma novidade para quem comprá-los. Em oposição a este dado, 68% dos brasileiros acreditam na importância de se lançarem produtos inovadores, segundo a GEM. O dado revela que o consumidor brasileiro quer inovação, mas as empresas ainda não conseguem atendê-lo.

Outro ponto de preocupação diz respeito ao intra-empreendedorismo, conceito relacionado aos funcionários que, com sua atitude, contribuem para a inovação nas empresas em que trabalham. A taxa de intra-empreendedorismo no Brasil ficou em apenas 0,6%.

Fonte: Assessoria de Imprensa SEBRAE-MG - em 17/03/2009

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