22/12/2017 :: Você já fez Análise SWOT da sua carreira para 2018?

Novidades

Categorias:

2017-12-22

Você já fez Análise SWOT da sua carreira para 2018?

Um ano novo está prestes a começar. Nesses momentos de transição é muito comum pararmos para fazer uma reflexão não só sobre a vida pessoal como também da carreira. Uma ferramenta que costumo usar bastante para os clientes que procuram os meus serviços de desenvolvimento de pessoas com o objetivo de traçar metas profissionais para 2018 é a Análise SWOT.

 

Esta ferramenta foi criada pelo norte-americano Albert Humphrey, consultor de gestão de negócios, nas décadas de 1960 e 1970, para ser usada em empresas, como forma de avaliar o ambiente e auxiliar nas estratégias e tomadas de decisão. SWOT é uma sigla que, em inglês, quer dizer: S – Strengths; W – Weaknesses; O – Opportunities; T – Threats. Em português pode ser conhecida como FOFA: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.

 

No caso da carreira, a ferramenta ajuda você a se conhecer melhor, identificar suas qualidades, pontos a desenvolver e a enumerar os obstáculos que deve ultrapassar na busca pelo sucesso.

 

Antes de começar a análise é importante, primeiramente, definir um objetivo claro. E seja honesto consigo mesmo nas respostas. Dessa forma você conseguirá preencher os quatro campos da matriz com informações que sejam pertinentes para sua tomada de decisão. Uma forma mais fácil de fazer a análise SWOT é responder a algumas questões relacionadas a cada tópico. 

 

No campo das forças (Strengths) você vai enumerar seus pontos fortes, como por exemplo: “O que você tem ou faz de melhor?”; “Quais são suas habilidades e capacidades mais marcantes?”; “Quais características os outros mais elogiam em você?”...

 

Já na hora de levantar as fraquezas (Weaknesses) você deve identificar os obstáculos que comprometem sua ascensão profissional. São os chamados pontos de melhoria. Quer alguns exemplos? “Quais são suas dificuldades técnicas?” “Quais comportamentos ou características pessoais você possui que sabotam o seu sucesso?”

 

Ao refletir sobre as oportunidades (opportunities) avalie seus ideais e planos para o futuro. Procure, por exemplo, saber se você tem chances de receber uma promoção e qual a situação do mercado, tanto da carreira quanto da empresa onde você trabalha. Existem oportunidades dentro da sua área que ninguém ainda aproveitou? Onde? Como você pode tirar proveito disso?

 

Por fim, nas ameaças (Threats) é hora de levantar os pontos que podem ser prejudiciais ao desenvolvimento da sua carreira: “Qual a situação atual do seu segmento?” “A falta de conhecimentos tecnológicos pode ameaçar seu cargo?” “Como anda a concorrência em sua área de formação?”

 

De posse de todas essas informações você certamente vai conseguir chegar a respostas concretas sobre os caminhos que deve percorrer em sua vida profissional, e, assim, atingir objetivos no ano que está prestes a nascer. O importante (nunca se esqueça) é ter em mente que através da Análise SWOT você vai saber aonde está e em que lugar deseja chegar. Pense nisso! 

Voltar