26/03/2018 :: Você está incomodado com sua carreira? Isso pode ser um bom sinal

Novidades

Categorias:

2018-03-26

Você está incomodado com sua carreira? Isso pode ser um bom sinal

Incômodo: até a pronúncia dessa palavra parece soar mal, não é mesmo? Mas sabia que esse sentimento tem um lado positivo?  Isso porque quando nos afligimos com algo, estamos, possivelmente, antevendo um problema, uma situação de conflito. E o que fazemos em momentos como esse? O mais natural, diante do incômodo, é traçarmos planos para antecipar possíveis imprevistos, ou seja, nos movimentarmos.

 

Essa é a parte boa do sentimento, que apresenta um viés de ação e nos move para pensar e antecipar soluções. A parte ruim do incômodo, porém, é quando ele nos deixa improdutivo, nos paralisa e nos leva à procrastinação.

 

Costumo dizer aos meus clientes que se sentir incomodado, muitas vezes, em se tratando de carreira, é muito bom, pois nos faz ficar longe do comodismo e a nos movimentarmos para encontrar orientações, caminhos e soluções.

 

Além disso, esse comportamento pode ser positivo para navegarmos bem no mundo cheio de transformações em que vivemos. Os incomodados costumam ser mais pessimistas, mas levam em conta os riscos. E estar atento aos reveses do mundo corporativo pode ser sempre um ponto interessante.

 

Mas atenção: não se deixe dominar por aquela tensão que insiste em aparecer no seu dia a dia. O importante é adotar algumas estratégias para gerenciá-la. Quer saber algumas?

 

Reservar uma hora do dia para refletir sobre o que está te incomodando pode ser eficiente, principalmente se a sensação faz com que você perca o sono. Programe o mesmo horário todos os dias e se concentre em pensar sobre o que causa sua aflição. Assim você diminui a chance das questões voltarem à mente durante o dia ou a noite.

 

Fazer uma lista com todas as suas angústias também é um método interessante. Ao agir assim você ganha real consciência do que te aflige e consequentemente começa a pensar quais passos dará para se livrar das intempéries de sua estrada.

 

Por fim, não se esqueça de manter o foco. Um dos grandes problemas do incômodo é que ele pode consumir todas as nossas energias e disposição. Lembre-se que quanto mais você ficar com o problema ‘martelando’ em sua cabeça, sem nada fazer, mais distante de uma perspectiva de resolução, você estará.

 

Por isso, se o incômodo surgir, pare, pense, reflita, analise e AJA. Os instantes de medo, quando bem gerenciados, podem ser produtivos para a sua vida profissional. Fica a dica!

Voltar