27/08/2019 :: Você como protagonista de sua carreira

Novidades

Categorias:

2019-08-27

Você como protagonista de sua carreira

“O sol nasceu para todos, mas a sombra é somente para quem merece.” Dia desses, ao ler essa frase de autoria desconhecida na internet, fui tomada pela seguinte reflexão: “Será mesmo que a sombra é só para quem merece? Qual o critério para determinar quem ocupa ou não a sombra fresca?”

Caminhando na contramão desse pensamento que escolhi para abrir o artigo de hoje, acredito que tanto o sol quanto a sombra são democráticos, ou seja, estão à disposição de todos. A diferença, porém, é que a segunda será conquistada e não um simples merecimento.

Saborear a brisa gostosa de sua sombra particular, envolve primeiramente foco no seu propósito e conhecimento daquilo que te move e inspira. Dito isso, as perguntas que lhe proponho, agora, são as seguintes: como você fará a travessia rumo a uma árvore frondosa para usufruir daquela sombrinha gostosa, se tem medo da caminhada ou não quer que a força do sol deixe suas costas um pouco vermelhas? Será que não está lhe faltando um pouco de coragem, perspicácia?

Seja lá qual for sua carência, é importante saber que a travessia rumo à sombra só pode ser feita por você. Não pelo seu líder e tampouco por seu/sua companheiro(a), com quem você divide angústias, aspirações e sonhos.

Cada um de nós somos autores das nossas próprias histórias. Felizmente, sempre que uma página não é escrita da forma como gostaríamos, podemos usar a borracha para apagar trechos dispensáveis e reescrevê-la. Impensável, porém, é entregar o lápis a outra pessoa e delegar a ela tamanha responsabilidade: o domínio da sua vida, suas ambições, projetos e expectativas.

Mas, infelizmente, é isso que muitas vezes acontece. Quantas pessoas já não ‘entregaram o lápis’ para que outras escrevessem suas histórias simplesmente por não se sentirem capazes ou aptas de assumirem tal função? Quantas passaram a sonhar o sonho do parceiro e se anularam ou então ficaram anos a fio em uma organização por medo do novo e, em alguns casos, por comodismo?

Agora, você consegue entender esse texto carregado de analogias? Consegue compreender por que chegar até a sombra é uma conquista e não merecimento?

Se sim, está na hora, então, de perceber que o primeiro passo para você se tornar a pessoa principal de sua vida é olhar para dentro de si e enxergar as competências que o tornam um ser único, mas não no sentido egocêntrico da palavra. Redesenhe-se sempre que necessário. Questione-se. Desconstrua-se. Reconstrua-se. Você tem todas essas possibilidades maravilhosas de mudança a partir do momento em que visualiza o seu trajeto como único, pessoal e intransferível.

É óbvio que ao longo da travessia, parcerias importantes vão surgir e serem desfeitas. É óbvio também que você será inspirado positiva e negativamente por diversas pessoas a seu redor. Mas o passo que te moverá rumo à sombra fresca é apenas seu. Que tal começar a saborear essa conquista?

Voltar