14/09/2018 :: Quebre rótulos e seja protagonista de sua própria carreira

Novidades

Categorias:

2018-09-14

Quebre rótulos e seja protagonista de sua própria carreira

Empreender é transformar, gerar movimento. Quem abre uma empresa cria produtos, estabelece novos relacionamentos com fornecedores e colaboradores, gera emprego e renda e se esforça para atender à demanda de clientes cada vez mais atentos e exigentes. Nesse cenário de constante desenvolvimento, a liderança feminina tem ganhado cada vez mais força no mercado.

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as mulheres ocupam atualmente 37% dos cargos de chefia. Ainda distante de uma igualdade real, o número representa um grande avanço em relação ao que se observava em décadas passadas e uma conquista que não pode ser deixada de lado quando se fala em emancipação feminina.

Essa nova era, marcada pelo empoderamento do chamado “sexo frágil”, que já provou ser forte o suficiente, está mudando, inclusive, a estrutura financeira das famílias. Segundo uma edição recente da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), quatro em cada 10 lares brasileiros são sustentados por uma mulher, o que coloca a presença feminina como arrimo de família um importante fator a ser considerado pelo mercado.

Se, há algumas décadas, o trabalho feminino era visto por muitos como algo complementar à renda familiar, hoje, é de seus ganhos que provêm o sustento de quase metade das casas do país. Mas a igualdade salarial no mundo corporativo ainda não é uma realidade, já que dados do IBGE indicam que as mulheres recebem cerca de 76% do salário que os homens ganham para desempenhar a mesma função. Esse desequilíbrio, por sinal, pode ser considerado como um dos muitos fatores de estímulo para o empreendedorismo feminino - de todas as mulheres chefes de família, cerca de 41% são donas do próprio negócio.

Entretanto, muitas delas ainda enfrentam empecilhos ao tentarem criar um empreendimento próprio. Acesso limitado a crédito, dificuldade em definir o segmento do negócio, bem como localizar programas de capacitação de apoio para a gestão com custos acessíveis, além da busca de equilíbrio entre atividades pessoais, familiares e profissionais são entraves encontrados por elas no caminho.

Por isso, fica a dica: se você quer estabelecer alguns parâmetros para que a sua ideia saia do papel, é fundamental conhecer o universo empreendedor, suas nuances e oportunidades. Para isso, participe de eventos e adquira conhecimentos neste universo.

Não se esqueça de procurar um mentor, ou seja, alguém com mais experiência e know-how que você, capaz de sanar suas dúvidas e amenizar incertezas. Por fim, mas não menos importante, identifique suas habilidades para pensar nas oportunidades de negócios que sejam rentáveis e adequadas a seu perfil.

Feito isso é necessário considerar que o seu negócio deve resolver problemas/demandas reais da sociedade. Sendo assim, testar o modelo é crucial. Somente pesquisa de mercado não é o suficiente. É importante executar o funcionamento através de um protótipo com clientes reais, mas investindo o mínimo possível nesta fase de teste.

Lembre-se que a sua carreira deve estar alinhada com seu propósito. Se o seu propósito é empreender, nada impede que você siga esse caminho. Absolutamente nada! Estude, se aprimore e principalmente planeje. Ah! E não se prenda a rótulos. Independentemente de gênero, somos capazes de fazer o que quisermos.

Voltar