04/09/2018 :: Quais coligações profissionais você tem feito?

Novidades

Categorias:

2018-09-04

Quais coligações profissionais você tem feito?

No sistema político brasileiro, fazer alianças é muito importante para os partidos. Desta forma eles aumentam as chances de resultados positivos nas urnas. Essas alianças eleitorais são chamadas de coligações, uma forma das siglas unirem forças para alcançar objetivos eleitorais comuns. 

Podemos dizer que no mundo corporativo, as coligações/parcerias também são de suma importância para a carreira. A sua identidade profissional pode ser construída ou desmantelada, inclusive, por meio das pessoas com as quais você associa sua marca pessoal ao longo de sua caminhada. Por isso, a importância de estar ao lado de quem realmente tem valores a agregar e que o inspire!

De nada adianta você adquirir um alto grau de conhecimento em sua área de atuação, ter múltiplas habilidades intelectuais ou fortalecer seu corpo físico e emocional se, estiver convivendo ou se relacionando com profissionais que não trazem conteúdos de troca. É preciso estar próximo de pessoas que são iguais ou melhores do que você, a fim de que se sinta estimulado e aprenda com elas.

“Pessoas melhores do que você”, no contexto desse artigo, são aquelas que possuem alguma qualidade que você ainda não possui, mas almeja possuir. Pode ser que você queira ser um pai melhor, então quer se espelhar em colegas que considera melhores nessa “profissão” de pai. Pode ser que você esteja estudando para um concurso, e quer imitar as táticas e técnicas daquele colega que já conseguiu a aprovação. Pode ser aquele aposentado(a) do mercado financeiro ou de outra profissão não financeira, que construiu uma sólida carteira de investimentos ou um bom legado material e imaterial, que você pretende seguir os passos para também ter uma vida pós-aposentadoria tranquila.

Pode ser aquele rapaz que economiza, poupa, investe e vive muito bem, e você se pergunta como isso é possível, pois deseja também ter um padrão de conduta financeira semelhante. Ou pode ser simplesmente aquela pessoa que, por onde passa, irradia energia e consegue se relacionar bem até com desconhecidos, e você anseie por ter também esse tipo de qualidade, que considera indispensável possuir, seja lá por qual motivo.

Mantenha contato constante com as pessoas que admira: Converse, troque e-mails, leia o que elas escrevem (ou escreveram), adquira o produto que criaram ou o serviço que prestam, ouça o que elas dizem, veja o que elas fazem (ou fizeram). Essa simples atitude de se cercar de pessoas melhores fará com que sua vida dê um salto de qualidade, pois é impossível não aprender pelo (bom) exemplo. 

O que não dá para fazer é associar seu bem maior – marca/nome a profissionais negativos, os chamados “pessimistas de plantão”, que reclamam da vida 99% do tempo. Basta olhar para eles e perceber que entraram em um círculo vicioso. Por não terem alcançado o sucesso como almejavam, acabam culpando os outros pela situação em que se encontram. E essa energia negativa pode ser paralisante, inibindo quem está ao seu redor de sequer se aproximar e dialogar, porque se  recusam a qualquer tipo de orientação e aconselhamento.

Voltar