15/05/2019 :: Por que é importante ter autocrítica em sua gestão?

Novidades

Categorias:

2019-05-15

Por que é importante ter autocrítica em sua gestão?

Em algum momento de sua carreira, você já se viu diante de uma pessoa incapaz de se autoanalisar ou que não consegue pensar se suas ações, de fato, são positivas? Infelizmente ainda encontramos profissionais que carecem de autocrítica, qualidade esta, fundamental para qualquer líder nos dias de hoje.

A autocrítica é o primeiro [e talvez] mais importante passo para qualquer pessoa que queira conviver de forma mais harmônica dentro de um grupo. Isso porque quem a exerce mostra aos outros não apenas sinal de humildade como também se torna mais humano diante de seus pares.

Sempre que você se autoavalia, está se permitindo uma autorreflexão, para rever posturas, mudanças de comportamento ou até mesmo de estratégias.

Fazer uma autocrítica é mais simples do que parece. Sempre que possível e, principalmente, quando tiver dúvidas acerca de um determinado método ou estratégia de gestão, pergunte-se se este modelo é o melhor a ser desenvolvido. Questione seu grau de segurança em relação ao desenvolvimento do plano e reveja aspectos de seu comportamento sempre que cometer alguma falha. Expor para si suas carências e encará-las de frente não é um ato de fraqueza. É, sobretudo, uma maneira inteligente de se reconhecer como humano e ir em busca de constantes melhorias.

O gestor que ignora a importância da autocrítica, infelizmente, está fadado à “liderança lost”, da qual tratei em um artigo no mês passado. Por acreditar cegamente em tudo que diz e faz, cai no equívoco de não se avaliar e tampouco se questionar. O resultado pode ser uma liderança autoritária e totalmente desprovida de empatia.

Mas atenção: autocrítica em excesso não é saudável. Quando você cai na ‘armadilha’ de questionar suas atitudes a todo instante, corre o risco de começar a se autodepreciar e com isso pode se tornar um líder frágil e inseguro, que quase sempre não sabe ser assertivo e categórico em suas ações. O ideal, sempre, [como para quase tudo na vida] é atingir o meio termo. E esse equilíbrio só é possível por meio do autoconhecimento.

Voltar