24/05/2018 :: Por que alguns líderes têm perfil centralizador?

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2018-05-24

Por que alguns líderes têm perfil centralizador?

Você já trabalhou com aquele gestor que, de forma excessiva, vive supervisionando seu trabalho ou tem dificuldade em delegar funções, pelo simples fato de achar que ele é o único que consegue realizar as tarefas com excelência? Profissionais com essa característica, os chamados ‘líderes centralizadores’, são mais comuns do que imaginamos. Mas por que eles têm esse comportamento?

 

Alguns líderes acabam trazendo a responsabilidade para si propositalmente, não só pela dificuldade em desenvolver uma relação de confiança com a equipe, mas também pelo estilo de liderança que possuem.

 

Essa atitude de não delegar pode ser causada pelo receio de perder espaço na empresa ou de o membro da equipe que fez o trabalho com louvor ganhar mais destaque. É uma questão de ego e de pouca visão estratégica. O resultado da equipe é o resultado do líder.

 

Este comportamento centralizador também pode ser inconsciente. Nesse caso o líder não entende o real sentido de sua posição e erroneamente acredita que só estará exercendo a liderança se intervir em todas as decisões, acompanhar todas as tarefas, inclusive as mais simples, que poderiam ser resolvidas por qualquer pessoa, como despachar documentos com um office-boy, por exemplo.

 

Esse tipo de profissional só vai perceber que está sendo centralizador depois de sentir as atitudes de seu comportamento: cansaço pelo excesso de trabalho, ausência na vida familiar e infelicidade da equipe, que ficará estagnada, não crescerá e estará sempre insatisfeita, principalmente no caso de profissionais da geração Y, que buscam crescimento rápido. Como consequência, essas pessoas podem ir embora, pedir transferência ou migrar para a concorrência.

 

O que posso concluir sobre esse tema é que, independentemente de como o comportamento centralizador tenha se originado, seja de forma proposital ou inconsciente, pode-se resolvê-lo por meio do acompanhamento de um coach. Este profissional, através de cursos e treinamentos de liderança, com o exercício das competências e utilização de ferramentas, consegue evidenciar a importância da delegação e do desenvolvimento da relação de confiança com a equipe. O próprio time também pode ajudar, chamando a responsabilidade para si em determinadas tarefas.

 

O mais importante é que o líder tenha a consciência de que seu time precisa agir como uma verdadeira engrenagem, onde cada peça tem sua importância, evitando assim que apenas um se sobrecarregue. Fica a dica!

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