20/12/2017 :: Perfis de líderes que você deve evitar

Novidades

Categorias:

2017-12-20

Perfis de líderes que você deve evitar

Ao longo desses mais de 30 anos de carreira desenvolvendo líderes, já encontrei diversos modelos de profissionais com as mais variadas características. Isso porque antes de serem líderes, esses profissionais são pessoas que carregam marcas de suas personalidades, trazendo-as para a liderança que exercem.

 

A questão é quando determinadas características são muito acentuadas. Em excesso elas podem fazer com que o líder coloque em risco o clima organizacional e consequentemente os resultados da equipe. Posso citar aqui alguns exemplos:

 

Já ouviu falar do ‘líder sabe tudo’? Este é o nº 1 a ser evitado. Ele se acha conhecedor e dominador das situações, o que o torna incapaz de ouvir seus companheiros de trabalho. Esse tipo de comportamento acaba fazendo com que os colaboradores tenham receio de opinar sobre algum projeto, levando em consideração que já esperam que suas ideias não sejam aceitas. Como consequência a troca de informações e o diálogo dão lugar ao autoritarismo e à prepotência.

 

O ‘escravo das mensagens’, por sua vez, não abre mão de e-mails e mensagens de texto. Ele prefere deixar de conversar abertamente e pessoalmente com seus colaboradores para enviar mensagens escritas. Esse tipo de ação acaba, muitas vezes, gerando ruídos de comunicação e mal entendidos que poderiam ser evitados quando falados pessoalmente, além de um grande distanciamento do líder com os membros da equipe.

 

Também não posso deixar de citar o líder com ‘linguagem abusiva’ na hora de abordar os funcionários. Gestores com esse perfil recorrem, com frequência, ao uso de palavras rudes e soltam comunicados ofensivos, (isso quando não gritam com seus subordinados). Tudo para diminuir as pessoas e mostrar poder através da intimidação. Porém, nem é novidade dizer que esse profissional não cabe nos dias de hoje. O motivo é simples: a liderança precisa ser exercida através da relação de confiança e empoderamento da equipe, ou seja, o gestor deve estar a frente de seus colaboradores, mas dando-lhes certa autonomia nas decisões. O segredo não é mandar, vigiar o serviço como um fiscal, mas sim mostrar que cada membro tem sua capacidade e que pode usá-la em prol do coletivo.

 

Por fim, outro perfil de líder que se deve evitar é o ‘eterno insatisfeito’. Para este não importam os resultados, as melhoras, metas batidas... O desempenho de sua equipe nunca será bom o suficiente. É preciso tomar cuidado com esse tipo de atitude. Caso contrário as pessoas envolvidas nos projetos podem não se dedicar às atividades, por acreditarem que por mais que façam, nunca serão boas o bastante.


Caso você ocupe um cargo de liderança, mas sente que se enquadra em um ou mais dos exemplos acima, acredito que seja o momento de repensar alguns comportamentos... Aproveita porque vem aí um novo ano, que pode trazer novas oportunidades e possibilidades de trabalho para você. Posso ajudá-lo nessa tarefa. Agende uma entrevista de cortesia. Acredite: esses ajustes serão fundamentais para a sua carreira e para a empresa como um todo. 

Voltar