18/12/2019 :: O que você espera ao cruzar a porta para 2020?

Novidades

Categorias:

2019-12-18

O que você espera ao cruzar a porta para 2020?

A virada deste ano será especial. Isso porque, mais do que encerrarmos um ciclo de 365 dias, estaremos finalizando uma década. Quem sabe este não é um ótimo momento para você traçar planos a longo prazo? Antes de idealizá-los, porém, é importante refletir sobre as seguintes questões: Quais eram seus sonhos no final de 2009? Conseguiu realizá-los? Se não, em qual percurso falhou? Quais os rearranjos são necessários para retomar as metas esquecidas? Se, por outro lado, você teve êxito ao tirar do papel todas as suas estratégias de crescimento, quais serão as novas para os próximos 10 anos? O que é necessário mudar, o que é preciso fortalecer? Que conquistas devem ser colhidas quando 31 de dezembro de 2029 bater em suas portas?

Esse aparente excesso de perguntas é necessário. As indagações são o primeiro passo para que você desenhe os caminhos pelos quais vai passar em direção às vitórias que o esperam. Elas também são fundamentais para que possamos enxergar as competências necessárias à concretização das metas e, até mesmo, antevermos os prováveis obstáculos da trajetória, bem como as formas de nos desvencilharmos das intempéries.

Lembre-se, porém, que para chegar ao fim da próxima década com seus planos concretizados, é necessário que os seus sonhos sejam resgatados e visualizados já no ano novo que se aproxima. Isso porque as metas a longo prazo são traçadas etapa por etapa, ciclo por ciclo.

Para ser ainda mais didática, imagine, por exemplo, que você [atualmente supervisor financeiro] espera, até o final de 2029, assumir a diretoria internacional de uma importante multinacional.  Talvez, a primeira estratégia a ser tomada, neste caso, é buscar, já em 2020, uma boa especialização no exterior e aproveitar esse momento para aperfeiçoar o inglês. Quem sabe, assim, não será mais fácil galgar postos maiores na filial brasileira da organização e, com isso, ganhar visibilidade e know-how para chegar ao tão almejado cargo?

Neste longo processo, é essencial valer-se de sua resiliência, afinal seus planos podem não sair exatamente da forma como você calculava ou no tempo em que esperava. Nessas horas, não tenha medo de repensar a estratégia e regressar a um determinado percurso da estrada. Recuar, nem sempre, é sinônimo de derrota. Muito pelo contrário: é uma estratégia de inteligência, seja de ordem operacional ou emocional.

O mais importante é não desistir daquilo que te move. Portanto, ao cruzar a porta em direção a 2020, não carregue apenas sementes férteis. Ao semeá-las invista, também, em terras férteis. Assim você terá mais certezas de que elas irão florescer e resultar em árvores incrivelmente frondosas.

Voltar