19/07/2018 :: O que ‘La Casa de Papel’ nos ensina sobre o trabalho em equipe

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2018-07-19

O que ‘La Casa de Papel’ nos ensina sobre o trabalho em equipe

Hoje quero conversar com vocês sobre a série espanhola La Casa de Papel, um fenômeno da Netflix. A trama, que narra a invasão à Casa da Moeda Espanhola, feita por assaltantes profissionais sob a tutela do misterioso e meticuloso Professor, tem fãs espalhados não apenas pelo Brasil, como também na Argentina, Uruguai, França, Índia, Arábia Saudita, Turquia, entre outros. A máscara de Salvador Dalí usada pelos personagens chegou, inclusive, a virar mania em vários lugares.

A minha intenção é compartilhar com vocês a percepção que tive da primeira temporada [a segunda está na minha lista] e o quanto ela nos ensina sobre o trabalho em equipe.

A personagem do Professor, por exemplo, é estratégica, empática e segura. Ele tem qualidades/características que são muito importantes a um líder no mundo corporativo. Para começar, ele selecionou de forma criteriosa os oito integrantes que fariam parte da execução do seu plano. Cada um tinha uma expertise diferente que, quando trabalhadas em conjunto, garantiriam o sucesso do plano.

No entanto, apesar dos conhecimentos técnicos de cada um serem diferentes, uma habilidade comportamental deveria ser comum entre todos os membros do time: a capacidade de trabalhar em equipe.

Na primeira temporada, apesar de alguns deslizes e desentendimentos comuns em momentos de estresse, o grupo conseguiu focar no todo, se apropriar da operação e garantir, pelo menos até o final do 13º episódio, que o plano corresse conforme o combinado – inclusive em meio a situações adversas, já previstas e treinadas anteriormente.

Fazendo uma analogia com o ambiente corporativo, posso dizer seguramente que o que descrevi sobre o trabalho em equipe em La Casa de Papel deve funcionar da mesma forma em uma empresa. Os talentos são contratados de acordo com a sua função e conhecimento, levando em consideração a atividade principal que cada um exercerá.

Trabalhar em equipe implica em conviver com pessoas de opiniões diferentes, objetivos distintos e com outras maneiras de enxergar o mundo. Saber lidar com essas diferenças e utilizá-las de maneira positiva é fundamental para o sucesso de um negócio.

Vale ressaltar, claro, que o gestor deve fazer o papel do Professor, contendo os ânimos quando necessário e resgatando, com o time, o foco e objetivos da missão.

Ao assistir La Casa de Papel também me deparei com a força da equipe em acreditar no sucesso da operação. Na série, motivado pelo dinheiro que ganharia ao final da operação, o time vestiu a camisa – literalmente, de macacões vermelhos e máscaras – em prol de um objetivo comum, influenciando uns aos outros a seguirem em frente. Essa é a típica atitude de dono.

No mundo corporativo, pessoas com essa característica têm interesse e curiosidade pelo negócio e demonstram proatividade e autonomia para tomar decisões e entregar resultados.

Você já viu La Casa de Papel? Deixe aqui suas percepções.

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