25/11/2020 :: Mundo BANI: o novo dinamismo da vida

Novidades

Categorias:

2020-11-25

Mundo BANI: o novo dinamismo da vida

Recebi, recentemente, um texto escrito por Alberto Roitman. Nele, o autor fala sobre o fim do mundo VUCA, que deu lugar ao mundo BANI. De acordo com Roitman, o primeiro conceito “foi criado para explicar o ‘mundo novo’ que se descortinava com o final da Guerra Fria e a queda do muro de Berlim”.

Entretanto, já se passaram quatro décadas e não faz mais sentido usar a nomenclatura VUCA, pois o mundo mudou de forma intensa e acelerada. E é nessa mudança que surge o novo conceito apontado por Roitman como BANI.

Neste novo universo as condições não são simplesmente instáveis, mas sim caóticas. Tentar controlá-las, interpretá-las ou mesmo evitá-las não é mais possível. O grande diferencial competitivo e humano é saber reagir a tudo o que acontece.

A sigla tem quatro significados. A letra B se refere à palavra brittle (frágil) e faz um alerta para estarmos preparados para traçar planos A e B diante das incertezas as quais somos submetidos diariamente. Mais que assumir nossas fragilidades, temos que internalizá-las e ao mesmo tempo não nos rendermos a elas: é importante que você dite o ritmo de sua vida e assuma o controle dos seus passos. E digo isso não apenas para a carreira, mas, sobretudo, na vida pessoal.

A letra A vem da palavra Anxious (Ansioso). Sim: o mundo BANI exige imediatismo. Por isso, tente tomar decisões importantes com mais celeridade. O momento é hoje, agora. Amanhã, talvez, pode ser tarde. Lembre-se que à medida que você se empodera de suas condutas e caminhos, as coisas vão fluindo e convergindo naturalmente a seu favor. Seus processos se tornarão menos dolorosos e difíceis. Tomar decisão sem apegos e agir, no sentido mais literal da palavra, traz um fluxo positivo para o que você almeja.

A terceira letra da palavra BANI (N) remete a Nonlinear (Não linear). Isso significa que não há mais espaço para receitas de bolo homogêneas e padronizadas, mesmo porque cada um tem liberdade para personalizar suas receitas/ingredientes. Como diz a famosa letra de Raul Seixas, é muito melhor ser uma metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Por isso, não tenha medo de começar mil coisas ao mesmo tempo, desistir de algumas, parar outras, incluir outras. Essa é a nova dinâmica da vida.

Por fim, o vocábulo I, de Incomprehensible (Incompreensível) traz a necessidade de assumirmos e corrermos os riscos de nossas decisões, sem temer a mudança, afinal mudamos de ideia constantemente. E as reviravoltas estão a nossa volta: um emprego que hoje é seu, amanhã pode não ser mais; uma ideia que hoje você defende impiedosamente pode se desfazer como farelo no dia seguinte e dar lugar a outra mais repaginada e atual. O próprio filósofo Heráclito, um dos principais da antiguidade pré-socrática, por exemplo, preconizava que nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio, pois na segunda o rio já não é o mesmo, nem tão pouco o homem.

Você está preparado para este mundo BANI? É uma pergunta complexa, profunda, que exige, sobretudo, autorreflexão. Para mim este universo também é novo, porém todos nós precisamos, urgentemente, estarmos minimamente adaptados a ele. Ajustes, obviamente, serão necessários. Cria-se uma peça aqui, outro mecanismo acolá, etc... o importante, como sempre venho enfatizando em meus artigos é, jamais se fechar para o novo. Essa é uma questão de sobrevivência.

Voltar