19/08/2020 :: Estratégico ou operacional: qual é seu perfil?

Novidades

Categorias:

2020-08-19

Estratégico ou operacional: qual é seu perfil?

No universo corporativo existem profissionais dos mais diversos tipos: os inspiradores, os metódicos, os ambiciosos, os precavidos, os originais, que sempre estão ávidos por criar, entre outros.

Todos esses vários perfis estão, basicamente, subdivididos em dois grupos: os estratégicos e os operacionais. Já parou para refletir em qual deles você se encaixa?

O que quero propor aqui é uma reflexão para você entender em qual grupo quer estar.

A postura estratégica é fundamental para aqueles que ocupam cargos de supervisores, gerentes e diretores. Esses profissionais também devem estar antenados para promover a conexão da equipe com as metas/propósitos da organização, sejam eles de curto, médio ou longo prazo.

O estratégico é aquele que investiu em aprendizados e conhecimentos. Naturalmente, adquiriu uma visão mais sistêmica e holística dentro da organização. Com isso, consegue antever, de forma analítica, as tendências de mercado e entender as complexidades e volatilidades do mundo moderno.

Clientes em cargos estratégicos buscam tanto o coaching quanto a mentoria para potencializar competências e receber orientações sobre o que é necessário fazer nesta posição tão importante.

Já o trabalhador operacional, por sua vez, é importante também para a organização. Apresenta experiência em processos e investiu mais tempo em aprimorar o conhecimento técnico.

Ambos têm espaço no mercado. Mas volto a dizer: é importante você saber em qual desses grupos se encaixa.

Dias desses, ao conversar com uma jovem que estava disponível para o mercado, ela relatou que, para sair da fila do desemprego, optou por assumir um cargo de assistente administrativo. Porém, ao desempenhar a função, entrou em conflitos com o gestor. Acredito que a situação não devia ser nada fácil, visto que essa profissional tem um currículo estrelado: MBA completo, o que lhe fornece um conhecimento especializado, além de ter sido aluna destaque na graduação. Conclusão: estava superestimada para o cargo que ocupava.

Na pressa por uma recolocação, muitas pessoas acabam se subestimando. E o resultado trás desmotivação, infelicidade e baixo rendimento. Por isso, até para ser operacional, é fundamental que você tenha consciência de que possui características e competências inerentes a este perfil e, principalmente, se está disposto a ser um exímio executor.

Por outro lado, se você sente que pode se tornar mais estratégico, até mesmo para alcançar voos maiores na carreira, o primeiro passo é entender as nuances do mercado e como funcionam os processos de gestão da sua empresa. Além disso, estude para aumentar seu repertório. A necessidade constante de conhecimento é crucial para este mundo em infinita atualização.

Deixo aqui a famosa pergunta eternizada na filosofia grega: conhece-te a ti mesmo? Isso pode ajudá-lo e vai fazer toda diferença na sua carreira.

Voltar