22/08/2018 :: Employer Branding: promova a imagem de sua empresa e atraia grandes talentos

Novidades

Categorias:

2018-08-22

Employer Branding: promova a imagem de sua empresa e atraia grandes talentos

Nos dias de hoje cuidar da imagem pessoal não é tarefa apenas dos colaboradores e executivos. As empresas também podem e devem ‘embarcar nesta empreitada’ através do Employer Branding, que em tradução livre significa “marca do empregador”.

Neste método as empresas promovem sua imagem com um simples objetivo: atrair e manter grandes profissionais interessados em fazer parte do time de colaboradores.  Trata-se de uma ação muito importante, uma vez que manter o dream team (time dos sonhos) pode ser um grande desafio para as organizações, especialmente em momentos de crise. Para isso, é preciso batalhar uma imagem positiva o bastante para que seus talentos queiram continuar onde estão e com disposição para vestir a camisa da companhia.

Existem muitas empresas no Brasil e no mundo que estão conseguindo não só reter funcionários como ganham novos talentos todos os dias. Você já deve ter ouvido falar que muitas pessoas adorariam trabalhar no Google, não é mesmo? Pois é, o Google é um dos casos de sucesso do Employer Branding. A L’Oreal é outra empresa que se destaca nesse segmento, uma vez que vários de seus funcionários afirmam que a empresa é consistente em tudo que faz, além de ser bastante popular. A famosa cafeteria Starbucks é outro case de sucesso de Employer Branding por promover a satisfação dos colaboradores e fazer com que eles tenham uma imagem positiva do local em que trabalham.

Diante de todos esses exemplos, surge a seguinte questão: como implementar o Employer Branding?

Em primeiro lugar, como em qualquer case de sucesso, comece de forma estruturada. Isso significa que você precisa entender se o investimento que seu RH fará em Employer Branding será uma ação pontual para melhorar a atração de candidatos para vagas específicas, aperfeiçoar o ambiente de trabalho para reter os colaboradores ou se é uma questão estrutural de cultura organizacional que precisa ser repensada e alterada. Feito isso, defina o time que vai atuar no projeto, planeje a tática que será utilizada, prepare as lideranças que forem importantes para participarem, tendo claro para si qual o papel e responsabilidade de cada um. Por fim, estabeleça indicadores para acompanhar a eficiência e eficácia das suas estratégias.

É importante também fazer um levantamento da percepção atual dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho. A melhor maneira de descobrir isso é ouvindo as pessoas. Certifique-se de que os maiores talentos, e até mesmo os críticos, tenham sua percepção considerada, possam expressar o que é importante para a permanência na organização e quais os fatores que tornam as propostas dos concorrentes tentadoras.

Considerando as necessidades da empresa, identifique o perfil desejado para os cargos que podem elevar a produtividade e a competitividade a um patamar de excelência. Definir o perfil desejado de profissionais para recrutamento e seleção, os conhecimentos e habilidades que eles devem ter, entre outros, é fundamental para formar o time correto.

Além de ter claro o perfil, é importante refletir sobre as expectativas e anseios desses profissionais, se perguntando “o que a empresa pode fazer para atender às necessidades deles?”, “como a empresa pode agregar valor a esses profissionais?” e “o que esse público busca encontrar quando disputa uma vaga na organização?”. Com essa reflexão, as chances de atração e retenção de talentos será bem maior.

Lembre-se que a empresa que pratica o Employer Branding terá colaboradores que, além de “vestirem a camisa’’ do local, se sentirão motivados a produzir mais e dar bons resultados. Quando profissionais fazem parte de uma empresa que divulga valores e culturas nos quais eles se identificam e ainda se sentem orgulhosos de estarem na organização, mais fácil será mantê-los estimulados e competitivos em relação a outros negócios.

Voltar