16/09/2020 :: Desafios da comunicação on-line

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2020-09-16

Desafios da comunicação on-line

A propagação global da pandemia de Covid-19 levou empresários de diversos países e setores a acelerar os movimentos de transformação digital das empresas, por conta do período de isolamento social. Lideranças passaram a repensar suas estratégias e investir em canais virtuais para dar continuidade aos negócios, atender clientes e coordenar equipes à distância. Prova disso é que estudos realizados pela SimilarWeb revelam que o uso de internet no Brasil [que já é o 4º do mundo neste tipo de consumo] aumentou em 30% após o coronavírus.

Nesse sentido podemos, sem dúvida, afirmar que a comunicação on-line já é um dos maiores legados desta pandemia. Por outro lado é impossível negligenciar a amplitude de possibilidades desse novo momento. Por ser tão amplo e ao mesmo tempo tão novo, ele se torna repleto de desafios.

O primeiro deles é o fato da comunicação on-line ter extirpado a velha estrutura física das empresas, tal como conhecíamos. Ela chegou para mostrar que podemos nos comunicar por meio de uma infinidade de aplicativos e trabalhar em qualquer lugar, o que institui o termo flex-office (escritório flexível em tradução literal). Porém, por mais simples que a ideia possa parecer, não se engane: a questão é mais complexa do que imaginamos. Isso porque muitas organizações [inclusive as grandes] ainda estão aprendendo a lidar com esta nova realidade, que mudou drasticamente as métricas de produtividade das equipes.

O segundo desafio que não posso deixar de citar refere-se à importância da segurança, que mais do que nunca merece nossa atenção. Neste novo contexto, como poderemos, por exemplo, nos prevenir dos chamados ataques cibernéticos que, naturalmente, tenderão a crescer na mesma medida em que aumentam o volume de informações compartilhadas no ambiente virtual? Essa é uma pergunta para a qual precisamos urgentemente encontrar boas respostas.

O terceiro desafio que hoje quero destacar é a necessidade dos líderes de manterem o engajamento do time. Essa questão é relevante principalmente porque o contato agora é majoritariamente pela tela do notebook ou celular. Inclusive pode ser só assim daqui em diante, já que muitas empresas cogitam adotar o teletrabalho de forma permanente, mesmo quando a pandemia tiver passado. Isso não significa, porém, que ele deve ser frio. Muito pelo contrário: a distância é só física. Mas a conexão deve ser tão forte quanto era no passado, quando todos trabalhavam juntos no espaço físico da empresa. Líderes e times deverão estar envolvidos nos projetos, em sincronicidade e, o principal: sentindo-se valorizados.

Vale lembrar que uma empresa não é feita apenas de estruturas, paredes, tampouco máquinas, mas sim do capital humano, o elemento mais precioso das organizações. Nesse sentido a comunicação alinhada e com propósito, seja ela presencial ou virtual, nunca perderá seu protagonismo. Ela é a ferramenta que nos une.

Por isso deixo aqui a reflexão: Mesmo on-line precisamos estar próximos. Aproveito para incluir aqui um quarto desafio: devemos, desde já e para todo o sempre, transformar os relacionamentos à distância em relacionamentos mais humanos. Precisamos pensar em estratégias e ações para darmos continuidade a relação de confiança que sempre cultivamos entre os nossos pares. Esse deve ser o seu, o meu... o nosso ‘novo normal’. Fica a dica!

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