02/01/2019 :: Conheça as tendências de empreendedorismo e mercado para 2019

Novidades

Categorias:

2019-01-02

Conheça as tendências de empreendedorismo e mercado para 2019

O ano de 2018 ficou marcado pela alta em alguns tópicos do ambiente corporativo, como os serviços de cashback (serviço de compras online) e o crowdfunding (financiamento coletivo pela web). Como o mercado é flutuante, algumas tendências permanecem para o ano seguinte, outras se modificam e há aquelas que acabam desaparecendo ou sendo substituídas.

Em 2019, certamente novas ideias vão surgir. Segundo leituras que fiz recentemente, a SaaS (Software as a Service) é uma tendência que surgiu com muita força nos últimos anos e deve se estabelecer ainda mais como um forte nicho de mercado em 2019. Resumidamente, trata-se da comercialização de softwares acoplado aos serviços oferecidos por uma empresa. Isso inclui toda a estrutura necessária para a perfeita utilização do programa, como a segurança dos dados, servidores e atualizações.

Outra tendência que vem com tudo em 2019 é o mercado da experiência única ao usuário. Embora tenha sido criado há quase 20 anos, o conceito da “Economia da Experiência” atrai ainda mais interesse nos dias atuais. Um bom exemplo para ilustrar é a Coca Cola. Quando uma pessoa compra o produto, há um valor intangível agregado. O líquido contido dentro da lata é importante, assim como seu sabor. Mas a associação a bons momentos, desenvolvida ao longo dos anos, também faz parte da compra do cliente. Por muitos anos, a empresa investiu nessa percepção, incorporando ao consumo ideias como prazer, prática de esportes, reuniões familiares, entre outras.

E a perspectiva é que essa economia da experiência seja a tônica dos novos negócios daqui em diante. Portanto se você quer empreender, é importante pensar que mais que proporcionar qualidade ao seu consumidor, é fundamental fazer com que ele tenha uma experiência genuína e personalizada, que combine, inclusive, com seu estilo de vida.

A gestão de equipes remotamente também se intensificará. O chamado home office é uma tendência porque apresenta diversos benefícios, tanto para as empresas quanto para os colaboradores. Para a corporação, as vantagens são muitas. Entre elas, estão o corte de gastos e o aumento da produtividade. Nesse sentido, a adaptação a esse novo modelo é muito importante.

Dessa lista de novidades, o mercado de marketing interativo é outro termo que não fica de fora. Esse sistema funciona de maneira algorítmica, ou seja, recolhe dados para aperfeiçoamento da própria estratégia. Essa ação de marketing visa interagir com as pessoas e, diante das respostas adquiridas, formular novas ações e interações, de maneira cíclica.

O marketing interativo não se foca apenas na aquisição de clientes, mas também no desenvolvimento da chamada lealdade da marca. Isso significa que é mais valioso e barato que um mesmo cliente compre vários produtos (já que concedeu a permissão para recolhimento de dados) do que captar novos consumidores.

Por fim, não posso deixar de citar a realidade virtual, que terá participação muito mais ativa na vida das pessoas neste ano. São diversos sistemas operacionais em expansão que chegam ao lar de cada vez mais consumidores dia após dia. As televisões, óculos e outros aparelhos eletrônicos já se preparam para receber as inovações.

Trata-se de uma área, portanto, que fervilha com novas propostas e startups e que pode trazer benefícios a todos os setores da economia.

Mais do que se fixar em uma ou outra ideia desta lista, você deve abrir os olhos para uma visão mais ampla, que compreende uma realidade de conexão total, inteligência artificial e trabalho cada vez menos operacional e mais estratégico. Por isso, se o seu negócio ainda se apoia em uma plataforma de sustentação baseada em esforços manuais, que podem ser acelerados pelo poder computacional, é hora de buscar alternativas.

Lembre-se de que a evolução tecnológica representa perdas apenas para quem não se encontra na vanguarda da inovação. Se você estiver no pelotão da frente, vai passar voando pelas tendências de 2019 e decolar nos próximos anos.

Voltar