26/08/2020 :: Como potencializar os seus talentos

Novidades

Categorias:

2020-08-26

Como potencializar os seus talentos

Todos nós temos talentos que fazem nossos olhos brilharem, principalmente, na área profissional. Você conhece os seus? Sempre que começo um processo, seja de mentoria ou coaching, aplico o Teste de Avaliação de Perfil Profissional. Ele identifica competências e áreas de talentos, fundamentais para nortear a carreira.

Um exemplo que costumo usar quando falo desse assunto é o de uma amiga de infância. Se aposentou muito nova no setor público e ficou quase duas décadas sem trabalhar. Com mais de 50 anos buscou um redirecionamento na carreira. A ideia era descobrir novas perspectivas para a vida profissional. O resultado, obtido a partir dos testes que fizemos, foi inusitado: ser contadora de histórias.

Aproveitando-se de suas expertises na área de comunicação, ela se apropriou desta possibilidade e hoje está praticamente solidificada e, principalmente, feliz no novo universo. A cada dia que passa vem se profissionalizando de forma maciça. Além disso está presente nas mídias sociais divulgando seu trabalho com maestria. Conclusão que colhi a partir do aprendizado que tive com essa experiência: Nós não temos ideia do quanto ter conhecimento dos nossos talentos é importante em todos os aspectos, tanto na vida pessoal quanto profissional.

Por outro lado, se você sempre soube quais são seus talentos mas quer aperfeiçoá-los, a dica é simples: coloque em prática aquilo que está no seu consciente ou subconsciente e que, porventura, tem vontade de fazer, ou seja, identifique o que você tem/faz de melhor. Lembre-se que os talentos são expertises que estão dentro de cada um de nós e que em algum momento foram usados ou não, mas que sempre podem ser resgatados.

Se você não sabe quais são suas aptidões ou até mesmo como potencializá-las, buscar a orientação de um profissional que consiga dar vazão a essas descobertas pode ser fundamental. Digo isso porque quando exploramos nossos talentos, colhemos benefícios em vários momentos da carreira. Conseguimos, inclusive, mais subsídios que nos permitem traçar uma linha de crescimento adequada às nossas competências.

Também é importante dizer que os profissionais que investem no aprimoramento de seus talentos, são mais felizes e realizados. Fazem o que gostam com prazer e qualidade, assumindo assim, o protagonismo da sua carreira. E você, tem usado seus talentos com frequência?

Voltar