18/12/2017 :: Como melhorar a retenção de talentos na empresa

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2017-12-18

Como melhorar a retenção de talentos na empresa

Em cada empresa que passo, oferecendo meus serviços de desenvolvimento de pessoas, percebo que, aquelas com uma política voltada para a valorização e retenção de talentos, conseguem (sim) trilhar o árduo ‘caminho das pedras’ na busca pelos bons resultados, garantindo boas chances de sucesso e de crescimento do negócio.

 

Mas a pergunta mais comum que encontro é a seguinte: como então fazer para manter as ‘pratas da casa’, aqueles colaboradores que realmente fazem a diferença na empresa?

 

Em primeiro lugar é importante ter em mente que cada pessoa é única, ou seja, possui motivações próprias, princípios, valores, objetivos e perspectivas diferentes. Assim, os gestores/líderes devem analisar o perfil destes colaboradores para compreender quais as melhores ferramentas para mantê-los na empresa e, desta forma, definir políticas eficazes.

 

Feito isso torna-se essencial definir um plano de carreira, mapeando todos os cargos, responsabilidades e qualificações exigidas. Desta forma, os colaboradores podem visualizar quais as possibilidades internas de crescimento profissional e como se preparar para alcançarem seus objetivos.

 

Estabelecer uma política de remuneração e benefícios, alinhada com o mercado, é outra tática para reter talentos. Para isso é fundamental que a empresa tenha um Plano de Cargos e Salários, para que haja transparência quanto a promoções e aumentos salariais. Uma carteira de benefícios que de fato sejam perceptíveis aos colaboradores também é sempre interessante, como por exemplo plano médico e odontológico, bolsas de estudo e plano de previdência privada.

 

Não posso me esquecer do investimento em qualificação e desenvolvimento para os funcionários. Esse, por sinal, é o ponto nº 1 na construção e manutenção de equipes de alta performance, que precisa ser apresentado como diferencial pelas empresas. 

 

Dessa lista também fazem parte o feedback e o feedforward (olhar adiante), em que o colaborador, além de receber uma avaliação do seu desempenho, recebe também orientações para melhorá-lo, superando as dificuldades avaliadas. Essas ferramentas são importantíssimas para a gestão de pessoas. Empresas que querem reter talentos precisam e devem aderir este mecanismo em todas as esferas da organização. Isso porque conversas claras e francas facilitam o relacionamento entre gestores e subordinados, criam confiança e produzem um ambiente de trabalho mais amistoso e saudável.

 

Por fim, vale a pena investir ainda na troca de ideias e experiências entre os colaboradores. Pela minha experiência como coach, percebo que, muitas vezes, bons projetos ou soluções para atuais problemas surgem deste tipo de conversa. Uma equipe precisa compreender a importância de cada membro, reconhecer as habilidades e aproveitar as competências individuais. Grupos heterogêneos produzem mais e melhor, por isso as diferenças devem ser sempre bem-vindas.

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