24/07/2019 :: Celebre suas conquistas

Novidades

Categorias:

2019-07-24

Celebre suas conquistas

A sociedade ocidental é expert em fazer balanços no mês de dezembro. Sempre que o último mês do ano surge no calendário, somos bombardeados com inúmeras retrospectivas: no universo da música/artes, nos esportes, na política... Eu, particularmente, costumo analisar as coisas que fiz ou deixei de fazer não apenas no réveillon, mas também quando mudamos de semestre.

Esse hábito, por sinal, pode, inclusive, ser mais assertivo. Sempre que olhamos para trás e enxergamos os passos dados nos últimos seis meses, conseguimos perceber o que ainda falta para chegar àquelas metas estabelecidas na virada do ano.

Mas hoje, mais do que falar sobre a importância de refletirmos sobre os passos importantes que devemos dar nos próximos cinco meses de 2019, quero enfatizar as nossas conquistas obtidas no semestre que já passou. Como diz o título deste artigo, elas devem sim ser celebradas.

Cada vez que você consegue cumprir uma meta, mesmo que pequena, estabelecida lá no dia 31 de dezembro de 2018, está dando um passo importante rumo à concretização de seus desejos maiores.

Um exemplo: suponha que um de seus objetivos da listinha do réveillon era fazer uma especialização no exterior. Entretanto, para que isso aconteça, você decidiu aperfeiçoar seu inglês nesse primeiro semestre que acabamos de deixar para trás. E aí: Conseguiu se aprimorar? Parabéns!! Essa vitória, aparentemente pequena, é motivo de celebração. Isso porque ela encurta a distância que o separa de sua meta. Representa a subida de mais um degrau. O próximo passo agora é, quem sabe, tirar o passaporte ou fazer uma pesquisa das instituições onde pretende estudar.

À medida que estabelecemos um conjunto de metas que se complementam, nossa caminhada rumo à realização dos grandes planos fica mais amena, bem mais possível. As vitórias, quando fracionadas, nos deixam, inclusive, mais estimulados e vigorosos na busca por aquilo que nos move.

Para deixar esse texto ainda mais claro, pense em um grande torneio de futebol, a Copa do Mundo, por exemplo. Nenhuma seleção vai direto para a Final. É preciso se classificar nas eliminatórias, passar pelas Oitavas e Quartas, seguir para a Semifinal e só, em seguida, enfrentar o oponente no último jogo até o momento de saborear a conquista da taça. Nesse percurso os jogadores devem estar com o condicionamento físico impecável e treinar horas a fio na concentração para terem condições de alcançar o sucesso a cada etapa. E conforme as vitórias vão acontecendo, é natural que o time se sinta mais fortalecido e determinado à atingir o objetivo maior.

Essa mesma capacidade que um time de futebol tem de comemorar cada vitória até chegar ao ápice do torneio pode ser usada como alusão para a nossa vida pessoal e profissional. Quando focamos apenas no horizonte, o sonho se torna mais distante e, em alguns casos, inatingível. Por outro lado, se você concentra sua atenção em cada trecho da caminhada, consegue se desvencilhar das prováveis curvas e buracos da estrada com mais assertividade. Logo, ganhará mais estímulo para seguir em frente. Isso sem falar que cada ‘pequena grande vitória’ deixa o tão sonhado horizonte ainda mais perceptível. Pense nisso!

Voltar