30/08/2018 :: Carreira em W: união de técnica e gestão

Novidades

Categorias:

2018-08-30

Carreira em W: união de técnica e gestão

No mundo corporativo sempre existiu a ideia de que ser bem-sucedido na carreira significa receber promoções até alcançar o sonhado cargo de liderança. Para muitos, a caminhada rumo ao sucesso ainda percorre posições operacionais ou administrativas, indo depois para supervisão, coordenação e gerência, podendo, em alguns casos, alcançar os patamares de diretoria e presidência. Quanto mais elevada for a posição de liderança dentro da hierarquia na empresa, mais sucesso tem o profissional. Essa é a chamada Carreira Linear.

Mas, com as mudanças mercadológicas e a necessidade de profissionais cada vez mais versáteis e flexíveis, a carreira em W está se destacando como uma das tendências a serem consolidadas nos próximos anos.

O conceito de carreira em W leva em consideração a necessidade de termos profissionais com uma visão sistêmica das empresas, isto é, do negócio como um todo. Quando alguém inicia uma carreira técnica e se especializa até chegar a ser um gestor de uma mesma área, sua visão pode ficar fragmentada, o que, muitas vezes, pode impacta nas tomadas de decisões estratégicas.

A carreira em W chega para suprir essa carência. Isso porque ela possibilita a existência de líderes técnicos. São profissionais-referência nas áreas em que atuam que, ao mesmo tempo, que apoiam o direcionamento e o desenvolvimento dos colaboradores em níveis de senioridade menores. Eles não deixam de colocar a mão na massa, mesmo que estejam em uma posição de liderança.

Os profissionais que seguem o modelo de carreira em W tendem a mesclar conhecimentos, ou seja, quando formados nas áreas de ciências humanas não se acomodam e enveredam-se também pelos cursos de exatas ou vice-versa. O motivo: querem se tornar multidisciplinares, capazes de assumirem projetos que envolvam várias áreas ao mesmo tempo.

A carreira em W abre espaço para que você aprenda e aproveite novas oportunidades, como a possibilidade de mudar de área. Um Analista Pleno de Recursos Humanos pode se candidatar a uma vaga de Analista Pleno de Marketing, por exemplo, levando conhecimentos e experiências e adquirindo outros em uma nova área de interesse. Existem dezenas de funções que você pode assumir, especialmente se estiver preparado para reunir competências técnicas e de gestão em prol dos resultados organizacionais.

Outra vantagem deste tipo de carreira é que ela permite profissionais auto gerenciáveis, que desenvolvam suas habilidades de forma mais ampla. O colaborador passa a ter novas perspectivas de carreira e a liberdade de escolher um caminho mais aderente às suas expectativas pessoais e profissionais.

A carreira em W também auxilia no desenvolvimento da inteligência emocional, ajudando-nos a lidar com situações de estresse, pressão e cobrança por resultados. Como você pode transitar entre gestão e execução, as emoções no trabalho ficam mais equilibradas, o relacionamento interpessoal é favorecido e você avança com mais facilidade rumo a uma carreira de sucesso. 

Mas atenção: para que você seja um profissional de carreira em W, algumas competências são fundamentais: habilidade para se comunicar, saber gerir conflitos, ter capacidade de negociação, ser criativo e estar aberto ao novo, além de fomentar a inovação no ambiente de trabalho. Está preparado para este novo modelo?

Voltar