08/10/2010 :: Na carreira, a atitude é a melhor opção

Artigos

Categorias:

2010-10-08

Na carreira, a atitude é a melhor opção

Em se tratando de carreira profissional, o momento sugere uma reflexão sobre como buscar novas oportunidades no mercado de trabalho. Alguns teóricos abordam o tema em questão e concordam que, para o profissional buscar uma recolocação no mercado de trabalho é interessante e mais fácil, que ele esteja inserido em uma organização. A teoria é muito bonita mas, na prática não é bem assim que funciona.

Baseada nesta teoria fica a questão: será que não se pode tomar decisão de sair de uma empresa, quando não se adequou à cultura, ou mesmo ao estilo do líder com o qual trabalha?

É preciso dar uma parada para análise e avaliação de algumas teorias e modelos prontos utilizados pelo mercado, assim como de frases que se tem o hábito de repetir. Isso pode um dia ter funcionado, mas atualmente esta receita não funciona mais, porque se refere a um mercado de trabalho onde se tem pouco, mas encontra-se, profissionais altamente especializados, qualificados e valorosos. Por outro lado, depara-se com empresas ainda adotando uma gestão autoritária, centralizadora e competitiva. Que, em vez de aprender com estes profissionais, desenvolver seus pontos fracos e aproveitar de seus conhecimentos e experiências para aumentar a produtividade e resultados da empresa, preferem ignora-los e perde-los para o concorrente.

São estes profissionais que procuram o serviço de consultoria de carreira. Chegam com a auto-estima baixa, se sentindo o pior dos piores profissionais, machucados e judiados pelas organizações por onde passaram. Não tiveram uma assessoria dentro da empresa; um líder que percebesse suas qualificações e as aproveitasse a favor da organização. Muito pelo contrário; lá dentro os líderes e profissionais de recursos humanos, que poderiam desenvolver pessoas, estão com o olhar viciado, contaminado pela cultura da empresa e impedidos de perceber as competências, habilidades e experiências dos profissionais. Percebe-se que os profissionais estão sendo pouco valorizados e não estão conseguindo viver em um ambiente onde eles não são reconhecidos.

Portanto, a consultoria de carreira tem como objetivo levantar os pontos fortes do profissional e orienta-lo a buscar um ambiente organizacional onde ele desenvolva seu trabalho da melhor forma possível e que o mesmo agregue valor ao negócio. Assim, ele evita e não se submete àquele ambiente onde ele se sente infeliz e correndo o risco até mesmo de adoecer, como acontece muitas vezes. Trabalhar em um ambiente onde não se está feliz, você corre o risco de desenvolver doenças emocionais e crônicas.

Uma outra ação da consultoria é estimular o profissional a desenvolver seu portfolio. Ao fazer isso, ele promove um encontro dele com ele mesmo e se percebe como profissional. Depara com suas realizações e com os resultados oferecidos para as organizações por onde passou. O profissional elabora e organiza suas experiências para serem apresentadas ao mercado de trabalho. Como disse um cliente que utilizou pela primeira vez seu portfolio em uma entrevista: “a psicóloga ficou com o olhar parado e de boca aberta quando eu coloquei meu portfolio em cima da mesa, além de ter falado no final da entrevista que pensou que eu iria deixa-lo com ela”. Além de não conhecer o produto, demonstrou não conhecer também esta estratégia de venda.

Portanto, aquele profissional que chegou cabisbaixo e sem autoconfiança, através de uma consultoria de carreira desenvolve um objetivo para sua vida profissional, consegue resgatar a auto-estima, suas competências e realizações e leva para o mercado diferenciais que sozinho não conseguiria desenvolver. Aprende a se apresentar, oferecer seus serviços e a se vender.

Como diz Will Rogers “mesmo estando na estrada certa, você será atropelado se ficar apenas sentado nela”. É preciso no mínimo ATITUDE, se quiser trabalhar, fazer o que gosta e ser reconhecido.

 

Voltar