14/03/2019 :: Você tem conseguido influenciar seu time? Saiba por que é importante desenvolver essa competência

Novidades

Categorias:

2019-03-14

Você tem conseguido influenciar seu time? Saiba por que é importante desenvolver essa competência

Sempre que você ouve uma história de superação ou conhece alguém que teve sucesso em qualquer área, logo vem aquela inspiração. Sem perceber, você acaba replicando atitudes e/ou comportamentos das pessoas que admira.

Essa capacidade das pessoas servirem de inspiração e referência para outras, é onde encontra-se o ‘poder da influência’.

Quando me refiro ao ato de influenciar, não significa impor. Trata-se de um processo de construção pelo exemplo, que demanda envolvimento.

Um exemplo simples, mas bastante ilustrativo: Sempre que os garçons explicam os principais pratos do restaurante com paciência valorizando os detalhes apetitosos do menu, os valores médios de refeição e gorjeta por consumidor costumam ser bem maiores. O garçom, neste caso, foi capaz de influenciar, de fazer com que suas palavras chegassem ao objetivo final do estabelecimento que ele representa: despertar o desejo do consumidor.

Imagine, então, o que um líder disposto a ser referência, deixar legado e inspirar sua equipe, pode fazer para uma organização?

Quem sabe influenciar os outros com assertividade e maestria, consegue contornar crises com mais eficácia a partir do diálogo e da escuta ativa.

Mas como desenvolver essa competência? Em um relatório recente, o Center for Creative Leadership (CCL) descobriu que líderes podem influenciar aplicando três tipos de tática: a lógica (the head), a emocional (the heart) e a cooperativa (the hands).

Na primeira, a abordagem é racional e os argumentos baseados em fatos e números; na segunda, apela-se para valores, propósito e emoção; na terceira, estende-se a mão para os outros, oferecendo aconselhamento e assistência.

Também é recomendado evitar frases no imperativo sempre que houver a necessidade de se comunicar com seu time. Ao invés de fazer afirmações categóricas, peça a opinião de sua equipe e pergunte se suas estratégias fazem sentido. Essa postura é uma forma de humanizar sua fala e isso pode trazê-lo para mais perto de seus pares e equipe aumentando, assim, seu poder de influência.

Lembre-se também de ficar atento a sua postura corporal. O seu corpo fala! E isso não é mera suposição. Segundo uma pesquisa de programação neurolinguística da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, apenas 7% da comunicação interpessoal se efetua por meio de palavras. A entonação da voz corresponde a 38% da mensagem, enquanto a postura e as expressões do rosto a 55% daquilo que é captado pelo cérebro.

Por fim, não se esqueça que as pessoas só são impactadas por quem confiam, respeitam e admiram. Portanto, o líder que deseja despertar emoções positivas precisa exercitar o lado humano. Afinal, sem empatia, não há poder de influência.

Voltar