03/07/2018 :: Você está preparado para extrair os potenciais de sua equipe?

Novidades

Categorias:

2018-07-03

Você está preparado para extrair os potenciais de sua equipe?

No mês de junho fiz um post sobre os craques que não podem faltar em um time. Hoje, faltando apenas 10 dias para o final da Copa do Mundo, resolvi escrever sobre as características de um verdadeiro líder, fundamentais para ele conduzir o time à tão esperada vitória.

 

A primeira delas é criar uma cultura positiva no ambiente de trabalho. Uma organização transparente, aberta e positiva é essencial para que os colaboradores se sintam minimamente motivados a produzir bons resultados e aperfeiçoar seus talentos.

 

É importante também que o líder genuíno defina as funções e responsabilidades de cada ‘jogador’. O motivo é simples: Para ter uma equipe de sucesso é primordial que cada membro entenda, de maneira exata e ampla, qual seu papel e contribuição para os objetivos do negócio.

 

Um líder preparado e que entende a importância de sua posição não pode deixar, ainda, de definir metas e objetivos. Quando o time sabe aonde está e para onde deve ir, ele encontra com mais facilidade os meios e até mesmo consegue antever possíveis obstáculos dessa caminhada. Não se esqueça de revisitar esse plano, sempre que necessário. Essa atitude fomenta a colaboração mútua entre os membros da equipe, além de reforçar o compromisso de todos com a empresa. Ah! E sempre que vocês tiverem pequenas (grandes) vitórias nessa trajetória, não deixem de comemorar. Elas nos deixam mais confiantes e são um respiro para que possamos continuar firmes em nosso propósito.

 

Outra ação de um líder que deseja extrair os potenciais de sua equipe é saber gerenciar conflitos. Lembre-se que um problema pequeno pode se tornar uma crise grave e insustentável se não for tratado adequadamente. Para evitar que isso aconteça, sempre que possível, tente buscar a colaboração de outras pessoas como forma de desenvolver uma solução em conjunto. Ter essa postura de liderança é melhor do que impor sua própria decisão.

 

Não posso esquecer da importância de manter sua equipe feliz. Profissionais felizes tendem a trabalhar mais motivados, engajados e inspirados. Para isso acontecer, conheça seu time e entenda suas carências e pontos de melhoria. Quando você conhece, por completo, sua equipe, as chances de desenvolver uma liderança mais assertiva tornam-se bastante altas.

 

Por fim, lidere pelo exemplo. Seja o primeiro a colocar em prática as ações que você tanto cobra, afinal sua equipe precisa ter uma referência, alguém para se espelhar.

 

A hora de montar a equipe dos seus sonhos e ser aquele gestor que você tanto almeja é agora! Nunca se esqueça disso.

Voltar