19/06/2018 :: Você é um gestor agradável? Sabe incentivar sua equipe?

Novidades

Categorias:

2018-06-19

Você é um gestor agradável? Sabe incentivar sua equipe?

Você, como gestor, se recorda da última vez em que presenciou sua equipe feliz por estar simplesmente trabalhando? O sucesso de um empreendimento tem relação direta com o interesse e a satisfação dos colaboradores em ser parte de um negócio. Um bom ambiente de trabalho propicia profissionais mais felizes, que executam melhor suas funções e, por consequência, asseguram resultados positivos para a empresa. É uma espécie de ciclo, em que o comprometimento, o interesse, o ambiente e a cultura organizacional são fatores cruciais e responsáveis por toda a produtividade e resultado organizacional.

 

Agora pare e reflita: Sua equipe é realizada no trabalho que exerce? Seu ambiente de trabalho é criativo e desperta o bem-estar dos funcionários? Você reconhece as conquistas de seus colaboradores? É aberto às sugestões e críticas? Se você respondeu ‘não’ em algumas dessas perguntas é sinal de que algo precisa mudar. Segundo Kurt Lewin as mudanças bem sucedidas nas organizações devem seguir três etapas: descongelamento do status quo, movimento para uma nova condição e recongelamento da mudança para torná-la permanente. 

 

Mas você poderia me perguntar: “O que devo fazer para tornar minha equipe mais coesa e meu ambiente de trabalho mais harmônico?” Com pequenas mudanças e adaptações do seu comportamento, como gestor /líder é possível alcançar o sonho de qualquer empregador: uma equipe alinhada, determinada, focada em resultados, que veste a camisa da empresa e sente-se bem em estar ali.

 

Irei compartilhar algumas sugestões que podem lhe auxiliar e contribuir no processo de motivação dos colaboradores.  Em primeiro lugar é preciso estreitar relacionamento e afinar a comunicação com seus liderados. Envolvê-los nos problemas, pedir sugestões, dar feedbacks, e reconhecê-los. Isso garantirá um elo profissional importante, pois mostrará ao colaborar que ele é parte fundamental no negócio e que sua participação é determinante para soluções e definições. Esta atitude os impulsionará a almejar conquistas ainda maiores. Além disso, é de suma importância incentivar a paixão pela marca de sua empresa, ou seja, faça com que os valores sejam aplicados e que os funcionários acreditem na força do empreendimento.

 

Outro ponto é valorizar o ambiente de trabalho e criar ações que gerem bem-estar, tanto mental quanto físico. O ambiente de trabalho não precisa ser tradicional e comum. Inove.

 

Por fim, mas não menos importante, ofereça programas de desenvolvimento profissional.  Possibilite a participação dos funcionários em cursos e palestras. Isso faz com que eles ganhem conhecimento e os transfira para a empresa, afinal mão de obra com qualidade nunca é demais.

 

De uma maneira geral, é preciso que você, como gestor/líder, cuide da sua equipe e contribua para a melhoria profissional de cada um deles. Você é peça essencial no sucesso do negócio, bem como na alegria dos seus colaboradores em fazer parte do seu time!

Voltar