23/10/2019 :: Valorize-se para ser valorizado

Novidades

Categorias:

2019-10-23

Valorize-se para ser valorizado

Aristóteles já dizia que o meio termo é o estado ideal para viver em sociedade e que os extremos são condenáveis, ou seja, devemos sempre buscar o equilíbrio. Escolhi essa citação para abrir o artigo de hoje, justamente por acreditar na importância de nunca pesarmos nossas ações para um lado ou para outro. Você pode estar se perguntando: quais reflexões podem esses ensinamentos nos proporcionar? 

A resposta é simples: Da mesma forma que excesso de autoconfiança pode ser visto como prepotência e arrogância, o sentimento exacerbado de inferioridade deve ser evitado ou extirpado. Se você é daqueles que sempre acredita que suas estratégias vão falhar, ou pior, sequer cogita traçá-las por não se sentir minimamente capaz de executá-las, deve parar, refletir e rever essa postura.

Todos nós, sem exceção, temos potenciais que, se explorados, podem trazer avanços em nossa vida profissional e/ou pessoal. Alcançar o êxito só depende de prática e aperfeiçoamento. Como já preconizava o cientista francês Chevalier de Lamarck, [naturalista pioneiro em elaborar leis e fundamentos para a Teoria da Evolução das Espécies, no século XVIII], “o que não se usa atrofia, o que se usa fortalece”. Sendo assim, nada mais óbvio afirmar que quem abre mão de investir em suas competências, ou seja, deixa de usá-las por descrença, falta de confiança ou limitações erroneamente construídas, infelizmente sucumbe, desaparece, não se sobressai em meio a tantos outros talentos obstinados à conquistarem um lugar ao sol.

Lembre-se que à medida em que você se reprovar e se sentir inapto para as missões que lhe forem dadas, não conseguirá captar o olhar dos outros. Com o tempo, dificilmente, alguém irá confiar em você para assumir os grandes projetos e empreitadas.

Por isso, sempre que o medo de falhar surgir em algum instante, [afinal somos humanos e temos deficiências dos mais variados tipos], rememore alguns cases de sucesso nos quais você já se envolveu. Ao desenvolver essa postura, quem sabe você não encontrará, nesses exemplos vitoriosos, as ferramentas necessárias para conseguir novas conquistas e eliminar o medo?

Para fazer tudo isso não negligencie e use uma das competências que mais enfatizo: o autoconhecimento. Quem se conhece, sabe perfeitamente o que faz seus olhos brilharem. Consequentemente, jamais viverá uma vida de anulações. A vida, por sinal, é curta demais para nos anularmos. Pense nisso!

Voltar