08/11/2018 :: Vai coordenar uma equipe? E agora?

Novidades

Categorias:

2018-11-08

Vai coordenar uma equipe? E agora?

Em outubro tivemos eleições no Brasil, onde, através do voto, o povo escolheu políticos para cinco cargos diferentes. A partir de 1º de janeiro de 2019, eles começam a colocar em prática suas propostas e planos de governo, seja gerindo estados ou aprovando leis no Congresso/Câmara.

Assim como nas eleições, quando você é escolhido para coordenar uma equipe, é importante ter em mente que alguém confiou em seu trabalho e acima de tudo enxergou suas habilidades. Portanto, ao ser ‘eleito’ chega o seu momento de corresponder às expectativas daquele(s) que acreditaram em sua capacidade.

Mas atenção: É preciso comprovar o seu valor já nos primeiros 90 dias de experiência. E, aqui vão três orientações para atravessar esse momento crucial, que podem colocar você entre os potenciais destaques da organização.

O primeiro mês, logo após assumir o cargo, é de adaptação. Entenda a estrutura da equipe que você irá coordenar, o modelo de gestão e o comportamento de seus pares. Busque saber os objetivos da companhia e do departamento para o ano, além do histórico das ações atribuídas a você.

O segundo mês é de planejamento a curto prazo. Tenha cuidado para não se comprometer em excesso. Se você não for capaz de entregar o que promete, acumulará pontos negativos logo no início de sua gestão. Dê passos curtos, porém firmes. Comemore pequenas vitórias e vá ampliando a complexidade do seu comprometimento na medida em que sentir mais segurança.

O terceiro mês é de consolidação. Com mais segurança sobre as ações que executa, deixe claro seu estilo de trabalho, sem descuidar do relacionamento com os demais membros da equipe. Esse é o momento de reforçar ao empregador que ele fez a escolha certa ao lhe dar um cargo de liderança.

Após os 90 dias de ambientação, você deverá enfrentar mais dois importantes momentos que determinarão sua longevidade na equipe. Em até um ano é esperado que você seja um líder capaz identificar e resolver problemas, além de cumprir os desafios propostos pela alta gestão com mais técnica e eficiência. A partir do segundo ano há a expectativa de que você comece a apresentar resultados sólidos. Então, não perca tempo! Tenha foco, estratégia, resiliência e acima de tudo know how para trabalhar em equipe e entender as diferenças de cada membro.

Agindo assim você vai cumprir o mandato beneficiando seu time, companhia e principalmente sua carreira. Pense nisso!

Voltar