18/05/2018 :: Seniores: o mercado ainda está interessado em você

Novidades

Categorias:

2018-05-18

Seniores: o mercado ainda está interessado em você

Na China e no Japão, a velhice é sinônimo de sabedoria e respeito. A cultura dessas sociedades tem como tradição cuidar bem, glorificar e reverenciar seus idosos, resultado de uma educação milenar de dignidade e respeito. Os japoneses consultam seus anciãos antes de qualquer grande decisão, por considerarem seus conselhos sábios e experientes.

 

Na tradição japonesa, o Dia do Respeito ao Idoso (Keiro no hi) é comemorado desde 1947, na terceira segunda-feira de setembro, mas foi decretado como feriado nacional apenas em 1966. Só por essas informações, que fiz questão de pesquisar, já da para ter uma ideia da importância deste grupo populacional na ‘terra do Sol Nascente’.

 

Essa realidade que se faz presente lá do outro lado do mundo, infelizmente não é a mesma em países da cultura ocidental, como o Brasil. Por aqui ainda é forte a premissa de que o “velho” é descartável e pouco produtivo. E isso se reflete, inclusive, no mercado de trabalho. Pesquisa inédita do site de empregos Vagas.com revela que o número de profissionais da Terceira Idade desempregados subiu de 48% em 2012 para 72% em 2017. A pesquisa considerou como desempregado na terceira idade pessoas com mais de 60 anos que disseram estar à procura de uma colocação profissional.

 

Mas a boa notícia é que mesmo em meio a esse cenário pessimista é possível que você sênior continue (sim) no mercado, fazendo com que seu trabalho seja indispensável para a organização. Neste caso, vale conhecer seus talentos, competências e habilidades para se aperfeiçoar, buscar conhecimentos e experiências, pensando na sua carreira quando alcançar a maturidade, ou seja, fazer o gerenciamento de sua vida futura. Só assim é possível construir uma imagem profissional respeitada, e continuar requisitado profissionalmente, independentemente se você tiver 50, 60 ou 70 anos.

 

Além de se qualificar durante o decorrer de sua vida, também é importante que você acredite em seu potencial. Não seja o primeiro a ter preconceito contra a sua idade. Faça uma revisão da sua carreira e tenha no currículo e afinado no discurso, suas qualidades e realizações profissionais.

 

Ah! É fundamental ainda que você esteja aberto a negociações. O motivo é simples: Como o mercado está em constante mudança e, cada vez mais, têm valorizado profissionais flexíveis, esteja disposto a avaliar diferentes cargos, salários e modelos de trabalho.

 

Por fim, desapegue-se do tradicional.  Se você está na lista de profissionais que ficaram mais de 15 anos em uma mesma organização, a tendência é que esteja apegado a hábitos e processos que hoje podem ser considerados ultrapassados. Para entender esse cenário, faça uma avaliação pessoal sincera. Abra-se para o novo.

Voltar