21/06/2018 :: Saiba como fazer o verdadeiro networking

Novidades

Categorias:

2018-06-21

Saiba como fazer o verdadeiro networking

Todo mundo sabe que uma boa rede de contatos pode ajudar a abrir portas e ampliar as possibilidades de carreira, porém, a forma como as pessoas ainda insistem em fazer networking pode ser equivocada. Existem, por exemplo, alguns profissionais que estabelecem contatos apenas porque precisam de um favor ou emprego.

 

Você já se viu nesta situação? Então, reflita sua postura. O networking é uma rede de relacionamento entre profissionais com interesses comuns, que precisa ser cultivada, cuidada e valorizada.

 

O primeiro passo para se fazer um bom/autêntico e verdadeiro networking, segundo um artigo que li recentemente da Cia de Talentos, uma das principais recrutadoras do país, é ter interesse genuíno. Não apareça para seus contatos apenas quando for interessante para você. Isso é oportunismo. O ideal é buscar saber as novidades das pessoas que integram sua rede de relacionamentos sem que haja um interesse como motivador. Por isso, conecte-se com seus pares de tempos em tempos, seja através de uma mensagem ou do compartilhamento de algum conteúdo de interesse comum.

 

Ainda de acordo com o texto, é fundamental que você seja visto. Afinal, como diz o ditado, quem não é visto não é lembrado. O universo virtual facilitou as conexões, principalmente porque os dias estão cada vez mais corridos. Mas atenção: não se acomode na facilidade da vida digital. Encontros presenciais também são importantes. A conversa presencial faz toda a diferença e muitas vezes é a ‘cereja do bolo’ para que você possa agarrar ótimas oportunidades. Dê atenção: não há nada mais indelicado do que só responder a quem lhe interessa ou ao que lhe é conveniente.

 

Não posso deixar de citar outro ponto deste artigo que achei muito interessante: é essencial, para se fazer um bom networking, retirar da sua prática o envio de mensagens genéricas para todas as pessoas com quem tem contato. Lembre-se: networking é relacionamento, portanto, merece uma comunicação direcionada e personalizada.

 

Por fim, seja generoso. Sempre que possível ajude as pessoas da sua rede de contatos. Essa solidariedade não apenas faz bem como também estabelece uma corrente do bem. Se um dia você precisar, certamente haverá alguém para lhe estender a mão.

Voltar