26/02/2019 :: Quebrar paradigmas só depende de você

Novidades

Categorias:

2019-02-26

Quebrar paradigmas só depende de você

Em algum momento da sua vida, você, certamente, já deve ter ouvido que sair do senso comum é necessário. Esse tipo de ‘cobrança’ nos acompanha, inclusive, ao longo de toda a trajetória profissional. Cada vez mais as organizações estão em busca de ‘donos de grandes ideias’, com capacidade de subverterem a ordem das coisas [de forma positiva, é claro].

A grande questão é como ir além do óbvio, uma vez que somos condicionados, desde a infância, a ter certa resistência ao inexplorado. Quer alguns exemplos de paradigmas/crenças limitantes? “Esse cargo não é para mim” “Esse lugar é perigoso” “Não me arrisco jamais” “Cuidado, não seja tão ousado!”  “Ninguém nunca conseguiu, não serei eu o primeiro a fazer o contrário”.

A boa notícia é que existe a possibilidade de mudarmos nossos paradigmas. O coaching faz esse trabalho de uma forma muito assertiva. Ele usa ferramentas para que possamos repensar conceitos e pré-conceitos. A outra boa notícia é que “nunca é tarde para mudar de ideia”. Essa premissa parece outro paradigma, mas é verdade. 

O que não dá para fazer é ficar preso àquilo que te paralisa, aos pensamentos ruins, a determinados preceitos, que muitas vezes você apenas reproduz sem questionar.

E se nesse caminho rumo a desconstrução, o medo surgir, fique tranquilo e não se martirize! Todos nós temos alguma crença limitante, enraizada a algum tempo em nosso subconsciente, que nos impede de avançar. Mesmo que ela tenha se instalado a vários anos e por um longo tempo vem fazendo parte de sua vida, é possível ficar livre dela e mudar seus paradigmas. Depende de sua vontade e das ferramentas que forem utilizadas durante o processo de coaching com foco nesse objetivo.

Voltar