03/05/2018 :: Quatro comportamentos típicos de líderes bem-sucedidos

Novidades

Categorias:

2018-05-03

Quatro comportamentos típicos de líderes bem-sucedidos

Não é segredo dizer que um bom líder deve ter características comportamentais para exercer seu trabalho de forma eficaz e se tornar referência positiva para a equipe. A novidade é que algumas dessas características fazem com que o gestor tenha mais êxito em suas ações.

 

E isso não é mera suposição. Segundo estudo da McKinsey & Company, uma das maiores consultorias estratégicas do mundo, existem alguns tipos de liderança que as companhias devem estimular. Baseados nos cases da própria consultoria e em literatura acadêmica de ponta, os resultados mostraram 20 tipos de comportamentos distintos. Desses  20 tipos mapeados, os líderes mais bem sucedidos exibiam, tipicamente, 4 deles.

 

1-Resolver problemas de forma eficaz

O processo que antecede a tomada de decisão é a solução de problemas, quando as informações são coletadas, analisadas e consideradas. Segundo a McKinsey, problem solving é uma contribuição fundamental da qual os bons líderes são capazes.

 

2-Operar com uma forte orientação para resultados

Segundo o estudo, liderança não é só desenvolver uma visão, comunicá-la e estabelecer objetivos. Mais importante ainda: é também dar seguimento ao trabalho para alcançar resultados. Líderes com uma forte orientação para resultados tendem a enfatizar a importância da eficiência e produtividade.

 

3-Buscar perspectivas diferentes

Esta característica é visível nos líderes que são capazes de monitorar as tendências que afetam suas empresas, percebem as mudanças no ambiente e incentivam os funcionários a contribuir com ideias. Além de saberem priorizar, conseguem diferenciar com precisão as questões e dar o devido peso às preocupações das partes interessadas. Líderes que buscam outras perspectivas, normalmente, baseiam suas decisões em uma análise sólida e evitam preconceitos.

 

4-Apoiar os outros

Ao mostrar empatia e interesse sincero nos outros, os líderes criam confiança, inspiram e os ajudam a superar os desafios. Além disso, estes líderes procuram impedir que a energia dos funcionários se dissipe em conflitos internos.

 

Embora as mais diversas circunstâncias de negócios exijam diferentes estilos de liderança, a pesquisa aponta os traços mais relevantes. Estes 4 comportamentos dos líderes são frequentes – principalmente aos que comandam a linha de frente – nas instituições de sucesso. Segundo a McKinsey, “para as organizações que investem no desenvolvimento de futuros líderes, priorizar essas áreas é um bom começo”. Pense nisso!

Voltar