23/04/2018 :: Planejamento de carreira como estratégia de desenvolvimento

Novidades

Categorias:

2018-04-23

Planejamento de carreira como estratégia de desenvolvimento

Sempre que você vai fazer uma viagem, o planejamento é inevitável. As passagens já estão compradas, o carro devidamente abastecido e até o roteiro 100% preparado. Todo cuidado é pouco para evitar riscos. Por que será, então, que quando o assunto é planejamento de carreira, as pessoas têm dificuldades de entender que é preciso fazer?

 

O planejamento de carreira é importante para que o indivíduo possa estar preparado para enfrentar as transformações da sua vida profissional. É na verdade a criação de um conjunto de estratégias para se atingir um objetivo.

 

Eu costumo comparar a carreira com uma escada. O último degrau é onde você quer chegar, o que você almeja como ideal. Sendo assim, o planejamento são todas as ações que tomamos para alcançar este último degrau: Desde o curso na universidade, as atividades extracurriculares, a viagem de intercâmbio. Tudo precisa ser planejado para que, dentro de um período estimado, você chegue ao topo da escada.

 

Planejar, também, requer paciência. Isso porque para subir de um degrau para outro, podem ser necessários anos e anos de trabalho, mas tudo isso faz parte do aprendizado. Há algumas habilidades que somente são desenvolvidas com o passar do tempo. 

 

A paciência também é importante para que você não pule etapas. Todo degrau, por mais simples que seja, é fundamental para a construção de sua bagagem profissional e fará a diferença quando, lá em cima, você olhar para tudo o que fez para atingir seu objetivo.

 

Mas atenção: Esteja, no entanto, disposto a alterar o curso de sua escada. Um plano feito aos 18 anos, por exemplo, pode não fazer sentido quando você chegar aos 30, 35. Assim, revisite sempre sua estratégia e adeque suas ações de acordo com os novos objetivos.

 

Voltar