30/05/2018 :: Olhe ao seu redor e veja como o ambiente realmente se apresenta

Novidades

Categorias:

2018-05-30

Olhe ao seu redor e veja como o ambiente realmente se apresenta

Vocês se lembram do post que fiz no último dia 7, quando disse que iria para a Itália com o objetivo de entender o segmento de turismo científico e cultural, importante na transição de carreira de um cliente? Hoje vou contar um pouco da história desse cliente, Ricardo Figueiredo, de 42 anos, que precisou dar novos rumos a vida profissional no ‘país da Tarantella’.

 

Ricardo é graduado em história, mestre em antropologia e literatura e doutor em história das ciências, tendo desenvolvido sua tese sobre dinâmica climática global. Depois de trabalhar por mais de 15 anos no setor de educação como conferencista e também com pesquisas, tanto no Brasil quanto em vários outros países, resolveu mudar para a Itália em agosto de 2017, onde reside a família de sua esposa. Só que ao chegar na nova terra, sentiu-se decepcionado com o cenário que lhe aguardava. Isso porque lá não havia possibilidades para Ricardo trabalhar como professor e o meio de empreendedorismo era bem incipiente.

 

Sem saber como se adequar profissionalmente, Ricardo decidiu procurar um coach para fazer um reposicionamento de carreira. Foi nessa busca por um novo sentido em sua vida profissional que ele me conheceu através do Linkedin e, por Skype, comecei a atendê-lo.

 

Durante nossas conversas, utilizando de perguntas e ferramentas, Ricardo foi percebendo seus potenciais e habilidades para, então, adaptá-los ao novo contexto em que passou a viver. Após algumas reflexões, descobertas e apropriação de suas competências e talentos, decidiu unir sua expertise em educação e a fluência em vários idiomas, conquistada nas inúmeras viagens, ao segmento de turismo científico e cultural, bastante promissor em Torino, cidade onde ele mora desde que se mudou. Como a região é conhecida por belas paisagens alpinas, o historiador transformou uma casa da família em um Bed and Breakfast (cama e café da manhã), onde os hóspedes podem desfrutar da hospedagem no ambiente alpino e de um café da manhã composto por receitas tradicionais.

 

Ainda durante o processo de coaching, Ricardo solicitou ao governo italiano, a licença para operar uma startup, da qual já era dono no Brasil, e em breve começará a desenvolver roteiros turísticos, voltados ao segmento científico/cultural, para quem deseja conhecer a região dos Alpes sob uma perspectiva não tradicional do turismo.

 

Esse tipo de turismo, segundo Ricardo, é voltado para pessoas que querem construir conhecimento em suas viagens, não só viajar a lazer. Isso significa que ao invés dos turistas percorrerem roteiros meramente comerciais, como ir às clássicas estações de esqui, poderão também conhecer locais que dificilmente iriam se não tivessem o contato com um guia local.

 

Para o bom andamento desses projetos, Ricardo já desenvolveu o plano de negócios do bed and breakfast e também da startup, adaptados para o contexto italiano, e espera, até o final deste ano, criar parcerias no Brasil para oferecer pacotes a turistas que desejam conhecer os Alpes. Nesse sentido, vinícolas piemontesas, restaurantes e empresas voltadas ao turismo de aventura já manifestaram interesse em criar parcerias.

 

Ricardo está tão motivado com todos esses acontecimentos, que pediu para compartilhar com vocês um depoimento sobre esta nova e promissora etapa de sua carreira:

 

 

“Tânia, seu trabalho me ajudou a enxergar algo que era grande: os Alpes. A partir do momento em que eu os enxerguei de forma analítica e pude perceber a grandeza daquilo que existia ao meu redor, constatei que através deles poderia encontrar novos rumos para a minha carreira: aliar a área de educação/ciência e cultura, nas quais já tinha bastante experiência, com o turismo alinhado ao conhecimento, ainda pouco explorado no lugar onde passei a viver. Por meio do seu trabalho, consegui perceber que minhas expertises não eram e nunca serão descartáveis. Eu sempre poderei utilizá-las me adaptando ao contexto onde estou inserido. Eu me reinventei.”

 

Esse trabalho que ainda estou desenvolvendo com o Ricardo me faz acreditar ainda mais que é possível encontrarmos novas perspectivas para a nossa carreira, mesmo quando tudo parece difícil e as situações bastante adversas. Nessas horas, pare, pense e observe tudo que está ao seu redor. Podemos encontrar novas possibilidades aonde menos esperamos. Basta ter autoconhecimento e olhar atento ao ambiente. Como bem disse Ricardo, nossas expertises não são e nunca serão descartáveis. Poderemos as utilizar sempre, desde que possamos adaptá-las ao contexto onde estamos inseridos. Pense nisso!

Voltar