09/10/2018 :: O impacto que o trabalho voluntário pode trazer para sua vida pessoal e profissional

Novidades

Categorias:

2018-10-09

O impacto que o trabalho voluntário pode trazer para sua vida pessoal e profissional

Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 7,4 milhões de pessoas realizam algum tipo de trabalho voluntário, o que corresponde a 44% da população de 14 anos ou mais. O perfil dos voluntários no país é prioritariamente de mulheres que têm uma série de atividades extras, além de trabalho e afazeres domésticos. Só para vocês terem uma ideia, de todas as pessoas que desenvolviam atividades voluntárias no ano passado, 5,1% eram do sexo feminino e 3,5% do sexo masculino, fato observado em todas as grandes regiões.

Mas o meu propósito aqui é destacar o quanto este tipo de atividade pode agregar valor para a sua vida pessoal e profissional. Para começar, é importante dizer que o conhecimento adquirido como voluntário pode te ajudar nos processos seletivos, pois colabora e muito no desenvolvimento de diversas habilidades que o mercado atual tanto busca, como por exemplo trabalho em equipe, capacidade de se comunicar com diversos públicos, solução de problemas e focos em resultados.

Além disso ao se ‘aventurar’ no voluntariado você pode acumular experiências em outras áreas de atuação e fazer networking [o que é sempre bom para a carreira]. Isso sem falar que esse tipo de trabalho pode aprimorar sua sensibilidade e empatia, pois quando se é um voluntário a maneira de sentir a realidade não é mais a mesma. Ampliamos nossa visão de mundo e desenvolvemos ainda mais o senso de comprometimento.

Eu, por exemplo, sempre me preocupei em olhar para o outro de forma humanitária, ajudando, quando possível, em causas que acredito. Quando adolescente ensinei catecismo a jovens, às margens do Rio Doce, em Governador Valadares. Depois de adulta participei da equipe que construiu uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) em Timóteo, no Vale do Aço. Na ocasião colaborei no processo de entrevistas para a seleção dos alunos e atuei em sala de aula. Atualmente, como consultora de carreira, redireciono, de forma voluntária, profissionais de baixa renda que estão precisando fazer escolhas de cursos e buscam oportunidades no mercado de trabalho.

Caso você ainda não tenha realizado nenhum trabalho social, o primeiro passo é escolher uma causa que brilhe seus olhos, como, por exemplo, apoio a crianças vulneráveis, idosos, deficientes ou centenas de excelentes iniciativas do terceiro setor.

Essas experiências de voluntariado poderão ser incluídas no currículo, destacando o período em que aconteceram e um breve relato de quais foram os aprendizados e desafios enfrentados. Isso com certeza enriquecerá a sua apresentação. Além de ser engrandecedor, tanto do lado pessoal como profissional, é bastante importante vivê-las a fundo, saber contar com clareza as suas ações e estar atento as transformações internas.

Sabemos que as oportunidades para realizar um trabalho voluntário são inúmeras, ainda mais em nosso país, que necessita de todos os tipos de recursos e ajuda. Mas antes de escolher aonde trabalhar ou em qual instituição contribuir é primordial que a atividade te proporcione prazer e faça sentido para você, assim como deve acontecer na vida profissional. É como se fosse uma vaga onde o candidato precisa enxergar um propósito e ter afinidade com a empresa, com as futuras atribuições e funções.

Depois de escolher sua causa social, se engaje com amor e entrega. Você, com certeza, será uma pessoa e profissional ainda mais completo.

Voltar